Com urgências a continuarem fechadas, ministra constata que "Isto não pode ser"
"Isto não pode ser" foi a expressão que a Ministra da Saúde usou hoje para expressar desagrado e condenar o número de serviços de urgência que estiveram encerrados no passado fim de semana e que totalizaram 17, na maioria de obstetrícia.
Ana Paula Martins apresentou hoje um "balanço" do Plano de Emergência para a Saúde que o governo apresentou em maio. Continha mais de meia centena de medidas, mas hoje a governante admitiu que não se faz tudo em três meses e revelou que nem tudo correu bem. Mas avisou que "nunca ninguém prometeu" fazer tudo nesse tempo.
A tutelar da Saúde anunciou que, na recuperação das listas de doentes oncológicos a aguardar intervenção, "deixou de haver doentes com cancro à espera de cirurgia acima do tempo medicamente responsável." 25.800 cirurgias foram realizadas de maio a agosto, revelou.
A criação de mais dez Unidades de Saúde Familiar, que serão criadas por decreto esta quinta-feira em Conselho de Ministros, prevê a participação do setor social e privado. Serão, numa primeira fase, 10 USF Modelo C a criar em Lisboa, cinco em Leiria e cinco no Algarve, sendo estas as regiões onde há mais pessoas sem médico de família.
Hoje foram conhecidos os números de utentes sem médico de família que aumentaram um milhão em cinco anos, situando-se em mais de 1,6 milhões de utentes em agosto.
Os partidos reagiram ao diagnóstico do Governo ao Programa de Emergência na Saúde, tendo a esquerda insurgido-se contra a "canibalização" do SNS. A deputada Marina Gonçalves, do PS, viu nesta conferência de imprensa “um assumir de culpas”, afirmou que o programa falhou e que a ministra veio mostrar isso mesmo, considerando que “a resposta para o falhanço do plano é um agravar das condições do SNS”.
Também a Associação das Unidades de Saúde Familiar veio rejeitar a criação de serviços com a intervenção dos setores social e privado. A atribuição de USF aos setores privado e social constitui uma tentativa de privatização de cuidados de saúde primários que “encerra imensos perigos”.
Dos perigos para a saúde dos portugueses, o inverno é sem dúvida a altura do ano em que se registam mais casos de doenças graves, nomeadamente, respiratórias. O Governo anunciou hoje que a vacinação contra a gripe e covid-19 vai começar ainda em setembro. Todas as pessoas com mais de 85 anos devem ser vacinadas. As farmácias continuam a ser opção para a inoculação.
- 18:55
- O número de pessoas sem médico de família atribuído aumentou cerca de um milhão nos últimos cinco anos, situando-se em mais de 1,6 milhões de utentes em agosto.
-
- 16:57
-
"Imensos perigos." USF nos setores social e privado é privatização dos cuidados primários. Unidades de saúde rejeitam medida do governo
A associação das Unidades de Saúde Familiar (USF) alertou hoje que a atribuição de USF aos setores privado e social constitui uma tentativa de privatização de cuidados de saúde primários que “encerra imensos perigos”.
-
- 13:15
-
Governo anuncia dez Unidades de Saúde Familiar em articulação com setor social e privado
A ministra da Saúde anunciou a criação de mais dez Unidades de Saúde Familiar. Serão criadas 10 em Lisboa, cinco em Leiria e cinco no Algarve, porque são as regiões onde há mais pessoas sem médico de família.
-
- 12:56
-
"Deixou de haver doentes com cancro à espera de cirurgia." Ministra da Saúde não quer 17 urgências fechadas ao fim de semana
A ministra da Saúde disse hoje que "deixou de haver doentes com cancro à espera de cirurgia acima do tempo medicamente responsável." Quanto às urgências, Ana Paula Martins disse que não pode continuar a haver 17 urgências fechadas num fim de semana, como neste último. "Isto não pode ser" — disse.
-
- 10:31
-
China pede a estudantes que desconfiem de estrangeiros "atraentes" — podem ser espiões
O Ministério da Segurança do Estado da China alertou nesta quarta-feira os estudantes com acesso a informações sensíveis que devem ter cautela com "homens bonitos" ou "mulheres bonitas" que poderiam persuadi-los a espiar para potências estrangeiras.
-
- 10:25
-
Greta Thunberg detida na Dinamarca durante protesto contra a guerra em Gaza
A ativista foi detida esta quarta-feira em Copenhaga porque se encontrava num grupo de pessoas a bloquear a entrada de um edifício. Não é a primeira vez que Thunberg é detida.
-
- 10:13
-
Estudo liderado por paleontólogo português identifica nova espécie de dinossauro
Um estudo liderado pelo paleontólogo Pedro Mocho identificou uma nova espécie de dinossauro saurópode que viveu em Cuenca, Espanha, há 75 milhões de anos, anunciou hoje a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
-
- 09:59
-
Mpox: Diretora do ECDC diz que vírus "não é o próximo covid-19"
A diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) revelou hoje que o risco para a população dos países da União Europeia (UE) "é baixo" e assegurou que o mpox não é a próxima pandemia.
-
- 09:08
-
Pelo menos sete mortos, incluindo três crianças, em ataque russo a Lviv
Pelo menos sete pessoas, incluindo três crianças, morreram esta madrugada num ataque de mísseis russos contra a cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, a cerca de 70 quilómetros da fronteira com a Polónia, segundo o ministro do Interior.
-
- 09:08
-
"Eram como meus filhos". O emocionante encontro entre paratletas ucranianos órfãos e a sua professora em Paris
Uma das consequências da invasão russa à Ucrânia foi a dispersão dos ucranianos pelo mundo, separando famílias e amigos. Mas, nos Jogos Paralímpicos de Paris2024, aconteceu um emocionante encontro entre uma professora e dois atletas órfãos ucranianos.
-
- 08:55
-
Trump irá declarar-se uma vez mais inocente da acusação reformulada quanto às eleições de 2020
O ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, vai declarar-se inocente de uma acusação reformulada que mantém as imputações de tentativa de alterar os resultados das eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, de acordo com uma declaração judicial apresentada nesta terç
-
- 08:45
-
Paris quer manter anéis olímpicos na Torre Eiffel — e nem toda a gente está contente com isso
A Câmara Municipal de Paris defendeu nesta terça-feira o seu polémico projeto de manter os anéis olímpicos na Torre Eiffel, garantindo que não irá alterar o famoso monumento, como tinham alertado os descendentes do seu criador, Gustave Eiffel.
-
- 07:57
-
Ucrânia: Ministro dos Negócios Estrangeiros demite-se em plena remodelação do governo de Zelensky
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmitry Kuleba, apresentou hoje a demissão, numa carta dirigida ao Verkhovna Rada (parlamento) do país.
-
- 07:56
-
Ativistas que invadiram aérodromo de Tires condenados a 15 meses de prisão com pena suspensa
Os seis elementos do movimento Climáximo que invadiram o aeródromo em Tires, Cascais, em dezembro de 2023 foram condenados a 15 meses de prisão, com pena suspensa por igual período, segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).
-
- 07:34
-
Governo nega problemas de videovigilância durante assalto à Secretaria-Geral do MAI e confirma detenção
De acordo com a nota do Ministério da Administração Interna, o suspeito do assalto já tinha cometido crimes idênticos em França e conseguiu evadir-se da prisão. Governo informa também que os computadores roubados não continham informações sensíveis.
-
- 07:23
-
Sindicato Independente dos Médicos retoma negociações com Governo
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) retoma hoje as negociações com o Ministério de Saúde, com a valorização da carreira médica e a simplificação da avaliação de desempenho em agenda, mais de um mês depois da última reunião.
-
- 07:23
-
Governo faz hoje balanço do plano da saúde com 12 das 54 medidas concluídas
O Ministério da Saúde apresenta hoje o balanço do Plano de Emergência e Transformação da Saúde composto por 54 medidas, 12 das quais concluídas e 40 em fase de implementação, segundo os dados do Governo.
-