Em S. Bento "não há reuniões secretas", mas sim encontros "com discrição"
Esta foi uma garantia dada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, depois de ser noticiada uma reunião com o líder do Chega André Ventura.
“Não há reuniões secretas na residência oficial do primeiro-ministro. Há encontros com entidades e personalidades de várias áreas, incluindo líderes políticos, sobre temas de interesse nacional, que ocorrem muitas vezes com discrição e sem a presença da comunicação social”, referiu hoje em comunicado, sem aludir diretamente ao encontro com André Ventura.
Isto pouco antes de André Ventura ter acusado o Governo, em conferência de imprensa, de não ter interesse em fazer nenhuma negociação orçamental e querer provocar eleições, numa ocasião em que criticou quer Luís Montenegro quer o líder do PS, Pedro Nuno Santos.
“Os dois querem sair desta novela do orçamento o melhor possível, sem se responsabilizar pela crise política que o Presidente da República já anunciou que virá se não houver orçamento. É deste espetáculo que o Chega está fora, porque percebeu desde o primeiro momento que o Governo não queria, na verdade, negociar com ninguém”, tinha dito Ventura.
Estes comentários acontecem num dia em que a Iniciativa Liberal também confirmou que o líder do partido, Rui Rocha, esteve hoje reunido com o primeiro-ministro no “âmbito da situação política e das negociações do Orçamento do Estado”, e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, afirmou que só não haverá Orçamento de Estado para 2025 se o PSD não quiser.
A polémica de ontem
Estas trocas e baldrocas acontecem depois de, este domingo, o primeiro-ministro afirmar estar a tentar marcar uma reunião com o secretário-geral do PS sobre o Orçamento do Estado para 2025 desde 4 de setembro, alegando que tal não aconteceu até agora devido “à indisponibilidade recorrente” de Pedro Nuno Santos — encontro que entretanto ficou agendado para a próxima sexta-feira, às 15h00.
Ao início da noite foi a vez do PS responder e desmentir o executivo.
Pedro Nuno Santos afirmou hoje: “Eu quero deixar claro que não é por causa do PS que não haverá Orçamento de Estado, só não haverá Orçamento de Estado se o Governo não quiser e só haverá eleições antecipadas se o Governo ou o senhor Presidente da República quiserem”.
Na opinião de Pedro Nuno Santos, o envio de um comunicado por Luís Montenegro sobre a negociação com o PS do Orçamento de Estado para 2025 revela “uma falta de vontade de negociar e de criar um bom ambiente negocial”.
“Eu não quero alimentar esta polémica, nem contribuir para a provocação infantil que o Governo acabou por fazer ontem [domingo]”, atirou ainda.
E se não houver orçamento?
Se as dúvidas se mantêm entre governo e oposição, para o presidente é claro que "se não houver orçamento há crise política e económica".
“Hoje é um dia bom porque já está marcada a reunião entre o primeiro-ministro e o líder da oposição. Espero que seja um de vários passos no que considero ser o melhor caminho para Portugal, não é para o partido A, para o partido B, não é para o líder A ou líder B, é bom para Portugal porque dispensa crises”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Questionado sobre se caso não haja Orçamento aprovado haverá eleições antecipadas, respondeu: “Se não houver orçamento há crise política e económica”, disse.
- 17:37
- O primeiro-ministro disse hoje que "nenhum interesse particular" poderá ficar escondido por trás das motivações dos autores dos crimes de fogo posto, assumindo que a equipa especializada, criada pelo executivo com as autoridades policiais e judiciais, vai compilar todas as informações das investigaç
-
- 16:46
-
Vem aí mais uma edição da 'Três Pancadas'. Este mês com convite duplo para o musical 'Querido Evan Hansen'
A Newsletter 'Três Pancadas' traz todas as novidades do mundo do teatro, nomeadamente reportagens, crónicas e entrevistas, bem como a agenda dos próximos acontecimentos no mundo do espetáculo. Todos os meses abre a cortina para os palcos e as três pancadas de Molière dão início às leituras para que
-
- 16:23
-
Maria Elvira. Perdeu a casa nos incêndios, mas aos 82 anos sorriu no relvado de Alvalade ao ver os seus ídolos do Sporting
Fervorosa adepta viu a sua casa ser destruída na última semana, mas foi a Alvalade ver o jogo com o AVS e viu os seus ídolos de perto
-
- 15:21
-
Montenegro diz que “não há reuniões secretas” em S. Bento após notícia de encontro com Ventura
O primeiro-ministro afirmou hoje que “não há reuniões secretas” na sua residência oficial, depois de a CNN ter noticiado um encontro entre Luís Montenegro e o presidente do Chega, André Ventura.
-
- 09:14
-
Papa cancela agenda do dia devido a "estado gripal leve"
O Papa Francisco cancelou hoje a agenda do dia devido a um "estado gripal leve" e como medida de precaução tendo em conta a próxima visita ao Luxemburgo e à Bélgica, anunciou o Vaticano.
-
- 09:00
-
Seul adverte Pyongyang sobre possível resposta militar após envio de balões com lixo
A Coreia do Sul advertiu hoje a Coreia do Norte sobre uma possível "resposta militar severa", depois de o Norte ter voltado a lançar balões com lixo para o Sul.
-
- 08:57
-
Luis Albino tinha seis anos quando foi raptado de um parque em 1951. Foi agora encontrado vivo pela sobrinha
O caso aconteceu em Oakland, no estado da Califórnia, EUA, quando uma sobrinha localizou o seu tio, a viver no outro lado do país, depois de ter feito um teste de ADN online. O homem — que tinha sido dado como desaparecido — foi raptado num parque público e criado por outra família.
-
- 07:54
-
Egito alerta para risco de "guerra regional total" no Médio Oriente
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito alertou neste domingo para o risco de uma "guerra regional total" à medida que os combates entre Israel e o Hezbollah se intensificam no Líbano, e ressalvou que esta escalada prejudica os esforços por um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
-
- 07:35
-
Israel ataca alvos do Hezbollah no sul e leste do Líbano
As forças armadas israelitas conduziram a sua mais vasta vaga de ataques aéreos contra o Hezbollah, apoiado pelo Irão, esta manhã, visando simultaneamente o sul do Líbano, o leste do vale de Bekaa e a região norte, perto da Síria.
-
- 07:23
-
Prepare-se para a chuva. Sete distritos do continente sob aviso amarelo esta quarta e quinta-feira
Sete distritos do continente vão estar sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-