Congresso do PSD. As sete medidas anunciadas por Luís Montenegro
As sete medidas hoje anunciadas pelo presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, são relativas a áreas como o ambiente, a segurança, a violência doméstica ou reabilitação urbana na Área Metropolitana de Lisboa.
Eis as medidas concretas:
Ambiente
Assinatura de "um acordo histórico" com Espanha na Cimeira Ibérica, que vai decorrer quarta-feira, em Faro. Este irá garantir “caudais mínimos diários no rio Tejo, caudais ecológicos no rio Guadiana e o pagamento de água do Alqueva por agricultores espanhóis”.
Segurança
Mais polícia nas ruas e implementação de sistemas de videovigilância.
Criação de equipas multiforças que integram Polícia Judiciária, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, ASAE, ACT e Autoridade Tributária, sob a articulação do Sistema de Segurança Interna, para combater no terreno a criminalidade violenta, o tráfico de droga, a imigração ilegal e o tráfico e abuso de seres humanos.
Violência doméstica
Mais apoios para “um crime indesculpável”. Duplicar o valor do apoio às vítimas, com 25 milhões de euros em instrumentos de teleassistência e transporte, e garantir que as mulheres acolhidas em casas de abrigo fora da sua área de residência terão acesso imediato aos cuidados de saúde nas localidades de acolhimento.
Coesão territorial
Reabilitação da Área Metropolitana de Lisboa através da criação da empresa Parque Humberto Delgado, que irá pensar, projetar e ordenar o arco ribeirinho sul nos municípios de Almada, Barreiro e Seixal; do Ocean Campus, entre o Vale do Jamor e Algés, nos municípios de Lisboa e Oeiras; e de um instrumento para gerir os terrenos que serão libertados pelo atual aeroporto de Lisboa, nos municípios de Lisboa e Loures.
Educação
Rever os programas de todas as disciplinas, especialmente da de Cidadania.
Aumentar a comparticipação pública por sala de aula para garantir a universalidade do acesso ao ensino pré-escolar.
Expandir a oferta pública, privada e social, e testar novos contratos de associação no ensino pré-escolar.
Saúde
Dar a cerca de 150 mil doentes a possibilidade de receberem os seus medicamentos na sua farmácia de proximidade.
Imigração
Criação de dois centros de instalação temporária, um em Lisboa e outro no Porto, para acolher casos de imigração ilegal ou irregular.
Lançamento de um programa de atração de talento no estrangeiro para empresas e instituições de ensino superior, que abrangerá a simplificação de procedimentos administrativos e a garantia de condições de alojamento e formação profissional.
- 21:08
- Presidente do Sporting criticou ex-dirigentes do Benfica e ainda Pinto da Costa, antigo dirigente do FC Porto
-
- 20:50
-
Trump veste-se de funcionário do McDonald's para desacreditar Kamala Harris
O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, apareceu num restaurante de fast food do McDonald's, na Pensilvânia, neste domingo, a fazer o papel de um funcionário, numa operação destinada a expor o que ele chamou de mentira de Kamala Harris, sua rival nas eleições.
-
- 20:37
-
Livro de Pinto da Costa revelado: uma bandeira do FC Porto e um caixão
Antigo presidente dos azuis e brancos escreveu um livro com o título: azul até ao fim
-
- 19:49
-
Lula cancela viagem à Rússia devido a acidente doméstico
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cancelou hoje a viagem à Rússia para a cimeira dos BRICS, a realizar esta semana, devido a orientação médica, após um acidente em casa, acompanhando a reunião por videoconferência.
-
- 18:02
-
Ventura acusa Montenegro de hipocrisia por "anunciar bandeiras do Chega" que PSD rejeitou
O líder do Chega acusou hoje o primeiro-ministro de hipocrisia por anunciar medidas que são bandeiras do seu partido, quando o PSD as rejeitou na Assembleia da República, e acusou Luís Montenegro de ser "muleta do PS".
-
- 16:47
-
Há 14 novos santos na Igreja Católica, conheça-os
O Papa Francisco elevou, neste domingo, 14 figuras católicas à santidade, incluindo 11 mártires mortos na Síria no século XIX, um reflexo da perseguição aos cristãos sob o Império Otomano.
-
- 16:37
-
Iniciativa Liberal compara PSD e PS a casal com proposta semelhante
O líder da Iniciativa Liberal comparou hoje o PSD e o PS a um casal que, por estarem há tanto tempo juntos, têm diferenças cada vez menores, pelo que o Orçamento do Estado para 2025 é muito semelhante.
-
- 16:09
-
EUA investigam documentos que alegam que Israel está a planear atacar o Irão
Autoridades dos EUA dizem que documentos parecem ser legítimos e porta-voz norte-americano diz que "divulgação é muito preocupante"
-
- 15:53
-
Harris completa 60 anos, mas prefere falar da idade de Trump
Kamala Harris completa 60 anos neste domingo, na reta final de uma campanha eleitoral acirrada contra Donald Trump, que, aos 78 anos, é o candidato mais velho a concorrer à Casa Branca, após a retirada do presidente Joe Biden da disputa.
-
- 14:29
-
GNR registou 103 crimes de 'bullying' no ano letivo de 2023/2024
A GNR registou 103 crimes de 'bullying' no ano letivo de 2023/2024, dos quais 12 de 'cyberbullying', anunciou a força de segurança hoje, Dia Mundial de Combate ao Bullying.
-
- 13:52
-
Montenegro encerra Congresso do PSD com "foco no futuro", onde quer a "libertação da disciplina de cidadania de projetos ideológicos”
O presidente do PSD, Luís Montenegro, encerra hoje o 42.º Congresso do partido com um discurso virado “para o país e para o futuro”. Foram sete pontos presentes no discurso do primeiro-ministro, olhando para a água, onde firmará um "acordo histórico" com Espanha, ou a educação, onde quer a "libertaç
-
- 10:13
-
Joaquim Miranda Sarmento ao SAPO24: "Estamos a corrigir uma enorme injustiça para os pensionistas, mas não é possível ir mais atrás"
Atualização de pensões, Banco de Fomento, IRS Jovem e contas públicas: o que pensa o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, sobre estes temas? Entre o entra e sai da azáfama do 42.º Congresso do PSD, em Braga, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, respondeu a algumas perguntas
-
- 09:57
-
A acessibilidade não é só uma rampa. São atitudes e muito mais
Celebra-se hoje o Dia Nacional da Acessibilidade. Sara Soares e Catarina Oliveira deixam ao SAPO24 o testemunho de vida numa cadeira de rodas. Criticam a infantilização do tratamento de que, por vezes, são alvo, falam das dificuldades e barreiras nos transportes, empresas, num concerto ou num balcão
-