Identificado responsável pelo ataque em Nova Orleães. O que se sabe sobre este "ato terrorista"?
Hoje de madrugada (pelas 03h00 na hora local), um homem atirou o veículo que conduzia contra uma multidão no movimentado Bairro Francês da cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América. Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas.
Foi um ataque propositado?
A comissária da polícia Anne Kirkpatrick disse à imprensa que o ataque foi intencional e que o motorista estava "fortemente determinado a causar uma carnificina".
Segundo Kirkpatrick, não se tratou de uma situação de condução sob o efeito de álcool ou drogas, mas de "algo mais complexo e mais sério".
Os meios de comunicação social norte-americanos citaram várias testemunhas que referem que um camião se dirigiu a alta velocidade contra a multidão, tendo o condutor saído e começado a disparar uma arma e a polícia respondido aos tiros.
O FBI está a tratar o caso como um "ato terrorista" e não acredita que o homem tenha agido sozinho.
O que se sabe sobre o suspeito?
De acordo com a CNN internacional, o suspeito tinha uma bandeira preta do ISIS no momento do ataque e vários dispositivos explosivos foram encontrados numa caixa térmica no veículo utilizado, que terá sido alugado.
As autoridades estão a investigar possíveis associados ao suspeito, bem como as suas opiniões políticas ou religiosas e se estava associado a uma organização terrorista.
O The Guardian refere que o suspeito tinha uma arma e usava um capacete e um colete à prova de bala.
O homem, identificado como Shamsud Din Jabbar, foi baleado e morto pela polícia. Tinha 42 anos e era um cidadão americano residente no Texas. As autoridades referem que tinha antecedentes criminais que incluem roubo e condução sem carta.
Foi também adiantado que o homem serviu anteriormente nas forças armadas dos EUA.
Como reagiu Joe Biden ao ataque?
Fonte oficial da Casa Branca disse que Joe Biden foi informado dos últimos desenvolvimentos pelo FBI, e que assim continuará a ser, e que ligou à presidente da Câmara (Mayor) de Nova Orleães, LaToya Cantrell, a oferecer apoio federal.
"Não há justificação para a violência de nenhum tipo e não toleraremos nenhum ataque contra nenhuma das comunidades da nossa nação", disse Biden em comunicado.
E Trump?
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionou o ataque com a imigração irregular, tema que esteve no centro da campanha eleitoral que o levou de volta à Casa Branca.
"Eu disse que os criminosos que estão a chegar são muito piores do que os que temos no país (…) e acabou por ser verdade", escreveu Trump nas redes sociais, ainda antes de se saber a identidade do suspeito.
Como está o ambiente em Nova Orleães após o ataque?
O ataque aconteceu quando a cidade também se enchia de gente para o Sugar Bowl, um jogo de futebol americano universitário que se realiza hoje com a presença de milhares de pessoas.
Turistas citados pela CNN referem ter cancelado as suas reservas na cidade, com o intuito de regressar mais cedo a casa devido ao ataque. Mas muitos pretendiam manter os planos apesar do sucedido.
Apesar do ambiente mais calmo, foi visível o reforço do corpo policial em Nova Orleães, horas antes da disputa dos quartos de final do playoff de futebol universitário entre Notre Dame e Georgia, às 20h45 (horário local), no estádio Superdome, localizado a menos de 1,6 km de onde o ataque ocorreu.
Contudo, a organização acabou por anunciar o adiamento. Assim, o jogo acontecerá amanhã, quinta-feira. "É do melhor interesse de todos e da segurança pública que adiemos o jogo por 24 horas", disse o CEO do Sugar Bowl, Jeff Hundley.
- 18:25
- Uma militar da GNR foi violentamente agredida esta madrugada quando foi chamada a uma ocorrência de violência doméstica em que foi espancada uma criança de dois anos, disse à Lusa fonte da corporação.
-
- 18:18
-
Israel ameaça intensificar ainda mais os seus ataques na Faixa de Gaza
Israel ameaçou hoje intensificar ainda mais os seus ataques em Gaza, onde pelo menos 25 pessoas foram mortas na transição para 2025, segundo trabalhadores humanitários no território palestiniano, preocupados com a crítica situação humanitária.
-
- 17:46
-
Zelensky diz que corte de transporte de gás "é uma das maiores derrotas de Moscovo"
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje numa publicação nas redes sociais que o fim da passagem de gás russo pelo território ucraniano, que hoje se concretiza, é "uma das maiores derrotas" de Moscovo.
-
- 17:26
-
Identificada zona no cérebro que pode induzir o envelhecimento
Um grupo de investigação norte-americano identificou em ratos mudanças genéticas no cérebro que induzem o envelhecimento, assim como a zona onde essas alterações estarão mais presentes, foi hoje anunciado.
-
- 17:02
-
Morreu Jocelyn Wildenstein, a "mulher felina"
Jocelyne Wildenstein, conhecida como "mulher felina" devido às suas inúmeras cirurgias estéticas, morreu na terça-feira em Paris.
-
- 16:30
-
Um mergulho nos livros, através dos seus autores. 12 entrevistas que vale a pena ler
Autores portugueses e estrangeiros. Romances, história, saúde, ciência. Em 2024, foram várias as conversas no SAPO24 com escritores, num mergulho nas suas obras e em temas da atualidade.
-
- 15:57
-
PCP responsabiliza PSD, CDS, PS, IL e PAN pela manutenção de portagens no Porto
O PCP lamentou hoje a manutenção das portagens na região do Porto, ao contrário do que aconteceu em várias autoestradas do resto do país, responsabilizando o PSD, o CDS, o PS, a IL e o PAN.
-
- 13:33
-
Coreia do Sul envia para os EUA a caixa-preta do avião que caiu em dezembro
Os investigadores do acidente aéreo da Jeju Air, o pior desastre aéreo da Coreia do Sul, que deixou 179 mortos, anunciaram nesta quarta-feira que enviarão uma das caixas-pretas do avião aos Estados Unidos para análise.
-
- 13:25
-
Aviso laranja devido a nevoeiro mantém-se em quatro distritos até quinta-feira
Os distritos de Viseu, Bragança, Guarda e Vila Real continuam sob o aviso laranja até quinta-feira devido ao nevoeiro, afirmou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 12:56
-
Hungria perde mil milhões de euros em fundos europeus. Foi a primeira vez que isto aconteceu na UE
A Hungria perdeu hoje oficialmente mil milhões de euros em fundos europeus, congelados devido a violações do Estado de direito por Budapeste, segundo a Comissão Europeia, que sublinhou ter sido a primeira vez que aconteceu isto na UE.
-
- 12:48
-
E já virou tradição: Veja as imagens do primeiro mergulho do ano
Foram várias as pessoas que aproveitaram a manhã para dar o primeiro mergulho do ano na Praia da Barra, em Carcavelos. Uma forma original, e que ja virou tradição, de dar as boas-vindas ao novo ano.
-
- 11:59
-
Papa Francisco renova apelo à rejeição do aborto na missa de Ano Novo
O Papa Francisco fez hoje um apelo renovado aos fiéis para que rejeitem o aborto, durante a missa de Ano Novo, pedindo um "firme compromisso" na proteção da vida desde a conceção até à morte natural.
-
- 09:35
-
Antigas SCUT sem cobrança de portagens a partir de hoje
As portagens são hoje abolidas nas vias rápidas estruturantes do Interior e Algarve conhecidas como SCUT, após mais de 13 anos de luta das populações pela reposição do modelo inicial de financiamento destas estradas sem custos para o utilizador.
-
- 09:22
-
Secretaria-geral do Governo inicia hoje funções sem líder
A secretaria-geral do Governo inicia hoje funções, com quatro dos seis secretários-gerais adjuntos e sem o líder, depois de Hélder Rosalino se ter mostrado indisponível para assumir o cargo.
-
- 09:20
-
Preços de entrada em museus e monumentos nacionais aumentam hoje entre dois e sete euros
A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) aumenta a partir de hoje o preço das entradas na maioria de museus, monumentos e palácios nacionais sob sua gestão, segundo despacho publicado no passado mês de novembro, em Diário da República.
-
- 09:15
-
Kiev corta transporte de gás natural russo através do seu território
A Ucrânia suspendeu hoje, às 05:00 de Lisboa, o transporte de gás natural russo através do seu território, tal como tinha avisado, no âmbito do fim do contrato, anunciou o operador de gás ucraniano.
-
- 09:12
-
Em 2024 caiu um Governo e elegeu-se outro, houve manifestações e aplausos. O que esperar para 2025?
Eleições no Continente, nos Açores e na Madeira, últimas-horas, incêndios, regresso às aulas sem professores e a morte de Odaír Moniz. Polícias e Bombeiros insatisfeitos, médicos e enfermeiros a pedir mais direitos. E um Orçamento do Estado que virou o Parlamento do avesso. Estas foram algumas das n
-