Sempre que alguém criava uma conta no Twitter tinha, por defeito, um ovo colorido como imagem de perfil. Era assim há sete anos, o ovo era “uma divertida referência" à própria marca, cujo logo é um pássaro. "Os ovos eclodem e nascem pássaros que depois enviam tweets”, pode ler-se no comunicado publicado a 31 de março onde se explicam as razões para a alteração da imagem de perfil que aparece por defeito em contas recém criadas.
Agora, “é tempo para algo novo, algo que encoraje as pessoas a carregar as suas imagens, para uma maior expressão pessoal”, pode ler-se na nota publicada no blog da rede social. “Reparámos que as pessoas mantinham o ovo como imagem de perfil por acharem que era divertido, mas queremos que as pessoas usem este espaço para mostrar quem são. A nova imagem de perfil parece-se mais com um estado vazio ou um placeholder, e esperamos que isto encoraje as pessoas a carregarem as suas fotos e a expressarem-se”.
Por outro lado, continua a nota, o Twitter identificou “padrões de comportamento em contas criadas apenas para incomodar os outros - muitas das vezes não se perde tempo a personalizar estas contas. Isto criou uma associação entre a imagem de perfil do ovo e comportamento negativo, o que não é justo para pessoas que ainda são novas no Twitter e não tiveram tempo de personalizar a sua foto imagem de perfil”.
Depois de algum estudo, a rede social optou por um avatar de uma pessoa que pudesse ser inclusivo, temporário, genérico, sério, universal e sem marca associada. O resultado foi um boneco cinzento-escuro sobre um fundo cinzento mais claro.
Muito crítico, Fitz Tepper, colunista da site especializado TechCrunch salientou que o problema não está no ovo. “Um tweet abusivo é sempre um tweet abusivo, esteja ao lado de um ovo, de uma silhueta ou do avatar de uma pessoa. Não culpem o ovo, resolvam simplesmente os problemas.”
Para Tepper, mudar a imagem de perfil por defeito “põe um penso rápido no assunto, mas não o resolve a longo prazo”. Além disso, diz, a rede social “está a matar mais uma parte da linguagem interna única e da identidade do próprio Twitter”
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