Em declarações aos jornalistas, o diretor executivo da CTM, Vandy Poon, disse que a operadora de telecomunicações assume “total responsabilidade” pelo incidente, e que a intervenção no sistema vai continuar esta noite, devendo os trabalhos de reparações estar totalmente concluídos na noite de quinta-feira.
A CTM recebeu cerca de 3.500 queixas de clientes, incluindo particulares e empresas, durante o período em que o acesso à Internet registou problemas – entre as 19:30 e 23:49 de terça-feira [11:30 e 15:49 em Lisboa], acrescentou.
“A maioria das queixas foi de clientes particulares e dado que o incidente ocorreu a partir das 19:30, a maioria das pequenas e médias empresas já tinha encerrado as operações diárias e a maioria dos negócios que operam 24 horas [incluindo os casinos] opera com IP [Internet Protocol] fixos”, explicou Vandy Poon.
A empresa registou no passado outras interrupções no serviço de Internet, nomeadamente em 2012, em que um ‘apagão’ cortou ou limitou as comunicações em todo o território durante cerca de seis horas.
Um comunicado da Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT), divulgado hoje, referiu a ocorrência de “uma avaria em dois servidores de Internet, estimando, preliminarmente, que trinta mil utentes do serviço de banda larga tenham sido afetados”.
Os Correios (CTT) exigiram à CTM a resolução do problema, "com a maior brevidade possível (…) e a apresentação de um relatório preliminar do incidente no prazo de 24 horas".
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