“Vamos iniciar um novo processo para gerir as participações dos cidadãos sobre questões que eles entendam que estão a precisar de atenção por parte da câmara, nomeadamente no que respeita à gestão do espaço público”, disse o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, durante uma conferência de imprensa para apresentar um conjunto de novas ferramentas digitais da autarquia.

Além desta aplicação, Ribau Esteves referiu que o município está a integrar novos mecanismos de gestão no ‘backoffice’ para “manusear cada um desses processos, desde o entendimento daquilo que o cidadão quer até dar-lhe a resposta com rigor”.

Além de reportar ocorrências, os utilizadores vão poder receber notificações de alertas importantes emitidos pela Câmara, aceder aos horários dos autocarros Aveirobus ou estar a par das últimas notícias e eventos relacionados com o município.

A nova ‘app’ Aveiro pode ser descarregada para os sistemas Android e iOS e pode ser usada no ‘smartphone’ ou ‘tablet’, consoante o interesse de cada um.

Na mesma ocasião, foi apresentada uma outra aplicação, esta destinada aos turistas, e o novo site do município, que também estão disponíveis a partir de hoje.

“São várias operações da relação dos serviços municipais com os cidadãos e vice-versa para melhorar a proximidade, a fiabilidade da comunicação e todos os sistemas de gestão, fazendo com que as pessoas rentabilizem o seu tempo”, disse Ribau Esteves.

Estas novas ferramentas digitais surgiram no âmbito do projeto de modernização administrativa que a autarquia está a desenvolver no quadro da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com fundos comunitários do Portugal 2020.

Segundo o presidente da Câmara, este projeto de modernização administrativa, que estará terminado no final do próximo ano, inclui ainda a reforma do sistema de atendimento aos munícipes, que se encontra “na fase de testes”.

Foi ainda apresentado o site da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, que servirá para dar a conhecer a evolução do processo de construção das diferentes fases da candidatura.

A terminar, Ribau Esteves anunciou a sua entrada na rede social “Twitter”, dando início a uma nova relação do presidente da Câmara com os cidadãos, para comunicar matérias importantes, “de forma espartana, regular, sem intensidade excessiva” para que esse instrumento “não seja banalizado”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.