O Arquivo.pt preserva milhões de ficheiros recolhidos da Internet desde 1996, permitindo viajar pelas diferentes versões de um mesmo site ao longo do tempo. Ou seja, periodicamente é recolhida e armazenada informação, ficando depois acessível e pesquisável através de um sistema informático distribuído de larga escala.

E agora, o Arquivo.pt quer premiar todos aqueles embarcaram nesta viagem para criar trabalhos inovadores de investigação ou para aplicar de alguma forma os recursos preservados no vasto mundo da Web.

As candidaturas estão abertas até 4 de maio e o primeiro prémio ascende aos 10 mil euros, com três mil euros para a prata e dois mil euros para o bronze nesta competição.

De referir que as candidaturas deverão demonstrar claramente que os recursos do Arquivo.pt foram utilizados para o projeto em causa, bem como o seu impacto na sociedade ou na comunidade a que se destina.

Não há limite para a criatividade, ou seja, todos os temas são passíveis de ir a concurso. Além disso, são admissíveis projetos individuais e coletivos.

Para concorrer, é necessário preencher um formulário, uma memória descritiva e um vídeo. Veja como aqui.

O júri — composto por Alexandra Lourenço, José Pacheco Pereira, Mário J. Silva, Rute Sousa Vasco e Vasco Trigo — terá em consideração a clareza apresentação e estrutura da candidatura, a originalidade do projeto, a inovação que este representa, a maturidade do trabalho em causa e o seu impacto social ou científico.

A título de curiosidade, se quiser navegar pela versão anterior do SAPO24, pode encontrá-la aqui.