A salamandra Natura foi a vencedora da BID20 na categoria de Design Industrial/Produto. Funciona a lenha e é revestida a cortiça, um produto tipicamente português que é conhecido por isolar bem o calor.

Este produto totalmente português foi o vencedor entre 140 trabalhos finalistas dos 420 selecionados a concurso.

Desenhada pela empresa de design e inovação INNGAGE e produzida pela Fogo Montanha, esta salamandra surgiu de uma pergunta: "O que é que se pode fazer para proporcionar uma nova experiência de calor?". A ideia era conceber uma salamandra a lenha em que as pessoas pudessem tocar, tendo uma relação mais envolvente com o calor, sem que se queimassem.

Mas não é a primeira vez que a salamandra Natura recebe o aconchego de um prémio de design. Em 2017 foi premiada com um Red Dot Award e em 2018 foi nomeada para o German Design Award.

Para André Gouveia, director-geral da INNGAGE, o sucesso da Natura “surpreende, mas é expectável” já que há “muito boa indústria em Portugal e cada vez mais marcas bem preparadas para o palco mundial do desenvolvimento de produtos e inovação de produto”, diz em comunicado.

O responsável sublinha que para que as ideias se materializem e tenham sucesso “é preciso um respeito muito grande entre quem desenha e entre quem produz e comercializa”.

A salamandra Natura, que foi para André Gouveia “o projeto mais desafiante, mas também mais gratificante” que a INNGAGE desenvolveu com a Fogo Montanha, vai estar em exposição - e a representar Portugal - na mostra da 7ª edição da Bienal Iberoamericana de Design, de 23 a 27 de novembro de 2020, no Centro de Design de Matadero de Madrid.

Na edição deste ano participaram Portugal, Espanha e países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Haiti, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

O júri contou com personalidades como Paola Antonelli e Anna Burckhardt (EUA), os irmãos Fernando e Humberto Campana (Brasil), Stiven Kerestegian (Chile/Suecia), Ti Chang (EUA), Marisa Gallén (Espanha), Chaz Maviyane-Davies (EUA), Marina Willer (Brasil/Inglaterra) e Danielle Lafaurie (Colômbia).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.