O fundador da empresa, Reed Hastings, disse muitas vezes que criou a Netflix depois da empresa de aluguer de filmes Blockbuster lhe cobrar 40 dólares para devolver o filme "Apollo 13" com seis semanas de atraso.
Foi então que teve a ideia de criar um serviço de entrega de DVD por correio baseado num sistema de assinaturas, que permitisse ao cliente manter o filme pelo tempo que quisesse.
Depois de visto, o DVD era colocado num envelope pré-pago e devolvido.
"Em 1998, enviamos o nosso primeiro DVD. Esta manhã enviamos o nosso último", disse a empresa no seu blog, esta sexta-feira.
"Durante 25 anos, redefinimos a forma como as pessoas assistem a filmes e séries em casa e compartilhamos a emoção de abrir as suas caixas de correio com os nossos icónicos envelopes vermelhos", acrescenta o comunicado.
Em abril, quando a decisão de interromper o aluguer de DVD foi anunciada, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse que estes correios "icónicos" "mudaram a maneira como as pessoas consomem programas e filmes em casa e abriram caminho para a mudança para o streaming".
No blog, a empresa sublinhou que o serviço de correio acumulou 40 milhões de assinantes, principalmente nos Estados Unidos.
A plataforma de streaming conta atualmente com 238 milhões de assinantes em todo o mundo.
A Netflix destacou que o primeiro filme enviado por correio foi a comédia de Tim Burton "Os Fantasmas Divertem-se" ("Beetlejuice")" e que, desde então, já enviou mais de 5,2 mil milhões de DVDs.
O mais alugado foi o drama desportivo americano "Um Sonho Possível", protagonizado por Sandra Bullock, um filme sobre uma família branca que acolhe um menino negro sem-abrigo, lançado em 2009, quando o serviço de DVD estava no auge da popularidade.
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