Um guia para a estreias já confirmadas nas salas de cinema portuguesas durante os próximos 12 meses. Há nomeados para a próxima edição dos Óscares, a Marvel faz um regresso com 3 filmes agendados, teremos mais capítulos de Missão Impossível e Avatar, e a F1 chega ao grande ecrã com o filme mais caro de sempre (provavelmente). Hoje publicamos a primeira parte com 15 estreias na primeira metade do ano.
A Verdadeira Dor (16 de janeiro)
- Realizador: Jesse Eisenberg
- Protagonistas: Jesse Eisenberg e Kieran Culkin
- Sinopse: Uma dramedy também escrita por Eisenberg. O filme segue os primos americanos David (Eisenberg) e Benji (Culkin), que viajam para a Polónia para honrar a memória de sua avó falecida, visitando a sua casa de infância e conectando-se com as suas raízes judaicas. David, um homem de família com uma vida estável, contrasta com Benji, um espírito livre e desorientado após a morte da avó. A viagem revela tensões entre os primos, explorando temas de identidade, memória e legado familiar.
O Brutalista (23 de janeiro)
- Realizador: Brady Corbet
- Protagonistas: Adrien Brody, Felicity Jones, e Guy Pearce
- Sinopse: O filme da A24 segue László Tóth (Brody), um arquiteto judeu húngaro que sobreviveu ao Holocausto e emigrou para os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Lá, ele e a sua esposa, Erzsébet (Jones), procuram reconstruir as suas vidas e alcançar o sonho americano. A oportunidade surge quando um cliente misterioso e abastado, Harrison Lee Van Buren (Pearce), encomenda a László um monumento moderno, que esconde mais desafios do que aqueles que estão à vista. Venceu o prémio de Melhor Filme de Drama nos Globos de Ouro.
A Complete Unknown (30 de janeiro)
- Realizador: James Mangold
- Protagonistas: Timothée Chalamet, Elle Fanning e Edward Norton
- Sinopse: A biopic que retrata a ascensão meteórica de Bob Dylan (Chalamet), um jovem músico de 19 anos do Minnesota, no influente cenário musical de Nova Iorque no início da década de 1960. O filme explora a transição de Dylan da música folk para o rock, culminando na controversa performance com instrumentos elétricos no Newport Folk Festival de 1965. O título é inspirado no refrão de uma das mais populares canções de Dylan, "Like a Rolling Stone".
Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Realizador: Julius Onah
- Protagonistas: Anthony Mackie, Harrison Ford, Liv Tyler e Giancarlo Esposito
- Sinopse: É o primeiro de três filmes do Universo da Marvel durante 2025. Após a eleição de Thaddeus Ross (Ford) como presidente dos Estados Unidos, Sam Wilson (Mackie), o novo Capitão América, encontra-se no centro de um incidente internacional, que inclui o aparecimento de um Hulk Vermelho. O projeto foi adiado devido às greves de Hollywood em 2023 e chega agora aos cinemas de todo o mundo.
A Branca de Neve (20 de março)
- Realizador: Marc Webb
- Protagonistas: Rachel Zegler e Gal Gadot
- Sinopse: Mais um live-action da Disney, desta vez a reimaginar o clássico de 1937, "Branca de Neve e os Sete Anões", inspirado no conto dos Irmãos Grimm. A história acompanha a Branca de Neve (Zegler), uma jovem princesa cuja beleza desperta ciúmes na sua madrasta, a Rainha Má (Gadot). Ao fugir da inveja mortal da rainha, Branca de Neve encontra refúgio com sete criaturas mágicas e, com a ajuda dos seus novos aliados, embarca numa jornada para reivindicar o seu reino.
Eden (20 de março)
- Realizador: Ron Howard
- Protagonistas: Jude Law, Vanessa Kirby, Ana de Armas, Daniel Bruhl e Sidney Sweeney
- Sinopse: O filme é baseado na história real de colonos europeus que chegaram à Ilha Floreana, nas Ilhas Galápagos, no Equador. Dr. Friedrich Ritter (Law) e sua esposa Dora Strauch (Kirby) fogem da Alemanha em 1929, repudiando os valores burgueses que acreditam estar a corroer a verdadeira natureza humana. Na ilha de Floreana, Friedrich dedica-se a escrever seu manifesto, enquanto Dora procura curar a sua esclerose múltipla por meio da meditação. Tudo muda quando são interrompidos pela chegada de outros colonos, incluindo Margret (Sweeney) e Heinz Wittmer (Bruhl), e Eloise Bosquet de Wagner Wehrhorn (Armas), uma autoproclamada baronesa com planos de construir um hotel de luxo.
Minecraft: O Filme (3 de abril)
- Realizador: Jared Hess
- Protagonistas: Jack Black, Jason Momoa e Emma Myers
- Sinopse: É a adaptação ao cinema de um dos videojogos mais populares do mundo, seguindo as pisadas que filmes como “Super Mario” e sagas como a de “Sonic” fizeram em anos recentes. A história segue quatro personagens improváveis que são atraídas por um portal que as levas a um mundo alternativo onde tudo pode ser construído recorrendo à imaginação. Só que o mundo está em perigo iminente e estas personagens terão de se unir para o protegerem e regressarem à “realidade”.
Mickey 17 (17 de abril)
- Realizador: Bong Joon-ho
- Protagonistas: Robert Pattinson, Steve Yeun, Toni Collete e Mark Ruffalo
- Sinopse: A história marca o regresso do realizador de “Parasitas”, vencedor do Óscar em 2020. Baseada no romance de Edward Ashton, seguimos Mickey, um trabalhador descartável enviado em missões perigosas num planeta distante. Neste mundo, quando morrem, estes trabalhadores são substituídos por clones, no entanto, ao acordar, Mickey 17 começa a perceber que as suas memórias das versões anteriores começam a sobrepor-se, o que cria confusão e desconfiança. Ele descobre que há algo misterioso por trás da sua morte e clonagem contínua, e logo se vê numa luta para descobrir a verdade sobre as experiências e a verdadeira natureza da sua missão no planeta.
Thunderbolts (1 de maio)
- Realizador: Jake Schreier
- Protagonistas: Florence Pugh, Sebastian Stan, David Harbour e Julia Louis-Dreyfus
- Sinopse: No segundo filme do ano para a Marvel, o governo americano contrata um conjunto de anti-heróis e vilões para formarem uma equipa e irem em missões em seu nome. Muitas das personagens já foram introduzidas em filmes anteriores e nas séries da Disney+, sendo que a expectativa será perceber como interagem umas com as outras e com a narrativa geral da Marvel.
Lilo & Stitch (22 de maio)
- Realizador: Dean Fleischer Camp
- Protagonistas: Sidney Agudong, Hannah Waddingham, Chris Sanders e Zach Galifianakis
- Sinopse: O segundo live-action do ano da Disney vai lançar no grande ecrã duas das personagens mais queridas para quem cresceu com o Disney Channel durante os anos 2000. Lilo é uma menina que trava amizade com um cão-alien e juntos acabam em aventuras perseguindo outros aliens.
Missão Impossível: The Final Reckoning (22 de maio)
- Realizador: Christopher McQuarrie
- Protagonistas: Tom Cruise, Hailey Atwell, Simon Pegg, Ving Rhames e Vanessa Kirby
- Sinopse: Os sétimo e oitavo filmes da saga tinham sido pensados como duas partes da mesma história, mas as dificuldades na produção causadas pela pandemia e pelas greves de Hollywood, bem como os resultados não tão bons de “Dead Reckoning” levaram a que Cruise voltasse a olhar para os dois filmes como projetos individuais. O inimigo nesta nova história continua a ser a inteligência artificial e estima-se que tenha um orçamento de aproximadamente 400 milhões de euros. A expectativas são altas.
Ballerina (5 de junho)
- Realizador: Len Wiseman
- Protagonistas: Ana de Armas, Keanu Reeves, Norman Reedus e Ian McShane
- Sinopse: É um filme de ação neo-noir que expande o universo de "John Wick". A narrativa segue Eve Macarro (Armas), uma bailarina treinada nas artes assassinas da organização Ruska Roma. Após a perda de alguém da sua família, Eve busca vingança contra aqueles responsáveis, enfrentando desafios que a forçam a confrontar seu passado e a lealdade à sua organização. O suspense será perceber em que contexto John Wick fará parte desta história.
Como Treinares O Teu Dragão (12 de junho)
- Realizador: Dean DeBois
- Protagonistas: Mason Thames, Nico Parker e Gerard Butler
- Sinopse: Aqui temos outra adaptação em live-action, agora da DreamWorks, do aclamado filme de animação que segue a história de Hiccup, um jovem viking que vive numa ilha chamada Berk, onde os dragões são o inimigo. No entanto, depois de encontrar um dragão ferido chamado Banguela, Hiccup desenvolve uma amizade inesperada com a criatura e começa a questionar as crenças do seu povo sobre os dragões. Juntos, eles embarcam numa jornada para mudar a relação entre vikings e dragões, enfrentando desafios e descobrindo segredos que podem alterar o destino de ambos os mundos.
28 Years Later (19 de junho)
- Realizador: Danny Boyle
- Protagonistas: Jodie Comer, Aaron Taylor-Johnson e Ralph Fiennes
- Sinopse: "28 Years Later" é a continuação de "28 Days Later" (2002) e passa-se (como o nome indica) quase 30 anos após a disseminação de um vírus que transformou a maior parte da população do Reino Unido em zombies agressivos. A história acompanha um grupo de sobreviventes a tentar reconstruir a sociedade num mundo devastado. Neste novo capítulo contamos com Cillian Murphy (“Openheimer”) apenas como produtor executivo ao contrário do filme original.
F1 (26 de junho)
- Realizador: Joseph Kosinski
- Protagonistas: Brad Pitt, Damson Idris, Tobias Menzies e Javier Bardem
- Sinopse: Depois da série da Netflix, é a vez de a Fórmula 1 moderna chegar ao grande ecrã pela mão do realizador de “Top Gun: Maverick” e Brad Pitt. No papel de Sonny Hayes, o ator representa um piloto reformado que regressa às pistas para treinar o novato Joshua Pearce (Idris), na fictícia equipa APXGP. A produção conta com a colaboração da Apple Original Films e da própria Fórmula 1, o que permite a participação de pilotos reais e circuitos verdadeiros. Além disso, o sete vezes campeão mundial de F1, Lewis Hamilton, atua como produtor executivo.
Comentários