Pelo menos 20 pessoas estavam instaladas esta quinta-feira perto deste importante polo turístico de Los Angeles, aguardando o lançamento do episódio que encerra a história original criada por George Lucas e que foi apresentada pela primeira vez no grande ecrã há 42 anos.

Os organizadores esperam que o número de pessoas na fila chegue a 150 nos próximos dias, com fãs de todas as idades vindos até de outros países, como a Grã-Bretanha ou o Japão, para ver este último episódio no mesmo local onde foi a estreia do filme que deu origem à saga.

"Quando lançam um novo filme de Star Wars, tudo o resto é secundário, é como ter um filho", disse Nicolas Johnson, que divide a fila com o seu cachorro Cookie.

"Tenho sorte de poder trabalhar na fila", disse Shing Hwong, advogada de 39 anos que mora perto de São Francisco e trouxe o computador com ela. "Vou dormir aqui e à noite posso partilhar com os meus amigos e conversar sobre Star Wars".

Esta comunidade unida começou a fazer fila para as estreias da saga há duas décadas, quando "A Ameaça Fantasma" foi lançado em 1999.

"Eu vejo isso como uma festa do pijama com amigos, onde todos têm os mesmos interesses", disse o fotógrafo de moda Justin Nunez, 31, de San Diego, que participa pela primeira vez na vigília.

Dirigido por J.J. Abrams, "A Ascensão de Skywalker" estreia em Portugal no dia 19 de dezembro.