Em comunicado, hoje, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo revelou que a ação de promoção daquele momento histórico, marcada para as 17:30 de quinta-feira, "decorrerá de forma muito original e dinâmica, uma vez que será realizada uma performance de animação de época".
A recriação histórica do Recontro de Valdevez vai decorrer em Arcos de Valdevez de 07 a 09 de julho, no Paço de Giela, monumento nacional com mais de 500 anos que reabriu portas em julho de 2015, totalmente reabilitado, num investimento de 1,4 milhões de euros.
A ação a realizar em Lisboa vai "contar com a presença de Afonso Henriques, Afonso VII, respetivas guardas e escudeiros, numa alegoria do Recontro de Valdevez, momento animado com música e dança de época".
"Este momento de divulgação da recriação histórica do Recontro de Valdevez procura, assim, potenciar o evento e, de igual modo, assinalar a ligação umbilical entre Arcos de Valdevez e a formação da nacionalidade, bem como a importância futura que teve na vida de Afonso Henriques e nas suas futuras conquistas, como o caso de Lisboa", especificou o município.
Em 1141, os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo Afonso VII de Leão e Castela encontram-se no Vale do Rio Vez, protagonizando um dos momentos mais importantes da fundação da nacionalidade, o Recontro de Valdevez.
"Esta espécie de contenda ou torneio medieval evitou uma batalha quase certa que deu uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca", explicou o município.
Em 2016, o município de Arcos de Valdevez promoveu a divulgação daquela recriação histórica no Porto.
Comentários