Quem nunca chegou atrasado a um concerto e ficou na última fila, atrás de uma multidão aos saltos e de braços no ar a tapar a vista? A desilusão de ver o espetáculo através de ecrãs pode dar espaço para se ter ideias… inovadoras.

Iluminado talvez pela luz que saía dos smartphones, Adam Boyd, de Crewe, cidade no coração do Reino Unido, encontrou uma solução tecnológica para o problema que o impedia de desfrutar do concerto dos The Sherlocks.

Adam “fez-se” de primo do vocalista principal da banda britânica. E não foi apenas dizer aos seguranças que era familiar de Kiaran Crook. Foi mais além para validar a sua história. Como? Editando a página da Wikipédia dos The Sherlocks a seu favor.

Afinal, se está na internet deve ser verdade; se está numa enciclopédia online, então, é certeza absoluta. Ou pelo menos assim pensou quem permitiu que Adam entrasse na zona VIP da banda - com a melhor vista da sala.

“No meu estado embriagado, editei a página da banda para dizer que fazia parte da família, e funcionou!”, escreveu o jovem na noite de dia 10 de fevereiro, no Albert Hall Manchester.

Numa história de manipulação da verdade, é sempre complicado ter a certeza de que tudo aconteceu como se diz ter acontecido. Porém, o histórico de edições da página confirma o relato de Adam Boyd.

Para além disso, o Snap (imagem partilhada na rede Snap, antigo Snapchat) que o jovem publicou no Facebook mostra uma visão mais favorável que a que se espera ver da última fila de um concerto.

A publicação soma já 2.400 reações no Facebook, o que compromete a sua potencial eficácia no futuro.

Mas não foi a primeira vez que alguém entrou no backstage com a ajuda da Wikipédia. Em dezembro de 2015, um australiano enganou os seguranças de um concerto dos Peking Duk, dizendo que era meio-irmão de um dos membros. Tal como o jovem britânico, David Spargo usou a página da banda como prova - prova que editara de antemão.

Apesar de insólita, a história de Adam, um adolescente da cidade-natal dos carros de luxo da marca Bentley, mostra como é necessário questionar a veracidade de praticamente tudo.

Recorde-se que a Wikipédia é uma página comunitária, que pode ser editada por toda a gente - para o bem, para o mal e para entrar na zona VIP de concertos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.