Tudo começou em 2014, quando Portugal foi o país escolhido para albergar um evento que enchia o céu de aviões. Com “enorme sucesso obtido”, como ressalva a Air Race Championship, tornou-se recorrente reservar uns dias para contemplar a atividade aeronáutica. Este ano não é exceção: vem aí o Air Summit 2018.

Utilizando a Pista de Aviação do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, numa distância de 12 km, o objetivo é tornar Portugal num major player no panorama internacional da indústria de aviação tripulada e não tripulada. Como? Dedicado quatro dias ao desenvolvimento da atividade empresarial no âmbito do transporte e trabalho aéreo, bem como fomentando a divulgação nacional e internacional do setor aeronáutico português.

Com treinos livres à hora de almoço nos dias 24 e 25 de maio, e qualificações sábado à tarde, as corridas terão lugar no domingo. Um desporto “Extreme”, no qual 8 aviões correrão à volta de ‘pylons’ durante cerca de 7 minutos.

Além da corrida de aviões - a Air Race Champion - que vai entreter os milhares de visitantes, o público também vai ser surpreendido com um Air Show noturno, elaborado pela AeroSPARX, no dia 25. Imagine ver os aviões a rasgar o céu e a iluminá-lo com arte da acrobacia e pirotecnia. “Um espectáculo inédito em Portugal”, é o que promete a organização.

Além das atividades de entretenimento, este ano há um especial enfoque na sustentabilidade da indústria aeronáutica. Vai existir, assim, um espaço destinado a exposições, workshops e conferências que reunem mais de 50 oradores.

Uma vez que a cimeira acontece perto dos meses mais quentes, o primeiro dia do Portugal Air Summit é dedicado à discussão sobre os incêndios, contando com a presença de Artur Tavares Neves, Secretário de Estado da Protecção Civil.

Já no segundo dia do evento, o enfoque nos problemas do país é substituído pelo debate sobre o que atormenta o íntimo. É construído um painel sobre o medo de voar, com a presença da psicóloga do programa “Voar sem Medo”.

Pode consultar aqui o programa na íntegra. 

A entrada é livre.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.