Visivelmente bem disposta, a soberana de 90 anos viu mais de 270 objetos, obras de arte e tapetes originárias do arquipélago do Pacífico. O príncipe Filipe, de 95 anos, não esteve presente devido a um compromisso particular, de acordo com o Palácio de Buckingham.

Isabel II anulou, pela primeira vez em 30 anos, a presença na missa de Natal devido a uma "forte constipação", anunciou o Palácio de Buckingham a 25 de dezembro, o que deixou os britânicos e a comunidade internacional em alerta.

“Sua Majestade a rainha não assistirá à missa na Igreja de Sandringham esta manhã. A rainha continua a restabelecer-se de uma forte constipação”, indicou na altura o Palácio num comunicado. Alguns dias depois, Isabel II fez uma aparição na Igreja de Santa Maria Madalena, perto de Sandringham, acompanhada pelo príncipe Filipe.

Muito ativa, Isabel II participa todos os anos em centenas de compromissos, e raramente cancela viagens por motivos de saúde. Em 2014, a rainha assegurou 393 compromissos oficiais. Em 2015, foram 341, segundo os ‘media’ britânicos.

E expectável que Isabel II comece a diminuir o ritmo, passando a liderança de 25 organizações e associações (de um total de 600) para outros membros da família real, escreve a AFP.

Recorde o texto de José Couto Nogueira: A Rainha espirra, o Reino estremece.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.