Os teatros nacionais D. Maria II, em Lisboa, e São João, no Porto, abrem as portas ao público, com entrada livre. Em comum, os dois palcos nacionais têm uma programação em torno do dramaturgo e encenador italiano Romeo Castellucci, presente em Portugal no âmbito da BoCA – Biennial of Contemporary Arts.
Em Lisboa, o Teatro Nacional D.Maria II vai apresentar a “ação teatral” “Ethica. Natura e origine della mente”, de Romeo Castellucci, inspirada em “A natureza ou a origem da mente”, o segundo dos cinco livros de “Ética”, de Espinosa (1632-1677). A ação, que tem início às 16:00 e às 19:00, prolongar-se-á numa conversa com o encenador, a partir das 20:00, moderada pelo poeta José Tolentino Mendonça.
O espetáculo, estreado em Lisboa no sábado passado, é apresentado no âmbito da primeira edição da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que termina a 30 de abril.
As celebrações do Dia Mundial do Teatro, no D. Maria, contam ainda com as narrativas de “Tiranossauro Rex-Procedimento básico de memorização e esquecimento”, do brasileiro Alex Cassal, que percorrem o edifício, e com a representação, a partir das 21:00, de “Ensaio para uma cartografia”, da encenadora e atriz Mónica Calle.
No Porto, as celebrações abrem às 10:00, com visitas guiadas do Teatro Nacional São João (TNSJ) e do Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV) à exposição “Noites Brancas”, “travessia por territórios cénicos que fazem a memória do teatro”, e com a Feira do Livro de Teatro, que se prolongará até terça-feira, no ‘foyer’ do S. João e no átrio do mosteiro.
Às 15:00, a professora e investigadora de artes dramáticas Alexandra Moreira da Silva orientará um seminário sobre Romeo Castellucci e os limites do teatro.
O ciclo dedicado ao dramaturgo, encenador e artista plástico italiano termina na terça-feira, com duas iniciativas no MSBV: uma ‘masterclass’ dirigida por Castellucci, às 15:00, e a apresentação de “Júlio César – Peças Soltas”, intervenção dramática sobre William Shakespeare, integrada na BoCa – Biennial of Contemporary Arts, com récitas às 17:00 e às 21:00.
O Teatro Experimental de Cascais estreia “Splendid’s”, do dramaturgo francês Jean Genet, com encenação de Carlos Avilez e interpretação de Filipe Duarte, João Jesus e Teresa Côrte-Real, no Teatro Municipal Mirita Casimiro. A peça fica cena até 14 de maio.
Nas Caldas, o Teatro da Rainha escolhe o dramaturgo alemão Bertolt Brecht e o poeta português Herberto Helder para a sessão, com uma mensagem de apelo a políticas que promovam “um teatro e a uma democracia mais adultos”.
O Centro de Estudos de Teatro e a Companhia Mascarenhas-Martins, no Montijo, juntaram-se para organizar o encontro “Criar e produzir: modalidade de cooperação criativa nas artes cénicas”, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida.
A partir das 14:30, são esperados profissionais como Anne de Amézaga (Compagnie Louis Brouillard), Carla Ruiz (TNDMII) e Luís Miguel Cintra (fundador do Teatro da Cornucópia).
Na rádio, a Antena 2 apresenta “O doido e a morte”, de Raul Brandão, numa produção dos Artistas Unidos. A emissão tem início às 21:00, no programa Teatro Sem Fios.
A versão radiofónica de “A Comédia da Máscara”, do dramaturgo francês Jean Variot, pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, será transmitida por estações como Antena Livre, Emissora das Beiras, Rádio Limite, Rádio Jornal do Centro, Rádio Lafões, e através dos ‘sites’ da Rádio Universidade Sénior de Nelas e do Rádio Clube do Dão.
A nova versão surge em colaboração com a Fundação Lapa do Lobo e o Núcleo Museológico da RTP, que retoma uma antiga produção da RDP.
O Dia Mundial do Teatro é uma iniciativa da UNESCO, através do Instituto Internacional do Teatro.
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