Diogo Machado leva a Montreal o trabalho de reinterpretação da azulejaria tradicional que tem desenvolvido ao longo dos últimos dez anos.
O artista disse à Lusa que gosta de pensar no corpo de trabalho que compõe “XVII-XXI” como “uma ponte pelo tempo”, onde há “elementos novos numa técnica antiga e uma técnica nova com uma estética antiga”.
“Toda a exposição é um exercício de transição, há peças pintadas à mão com método tradicional e há peças trabalhadas em técnica digital de cerâmica”, revelou.
“XVII-XXI” é composta por 18 peças novas, todas painéis de cerâmica, a azul e branco, dos quais dez foram pintados à mão.
Ilustrador ‘freelancer’, Diogo Machado (Add Fuel) começou a reinterpretar azulejos tradicionais, com recurso a ‘stencil’ (pintura com moldes), quando em 2008 foi convidado a participar numa exposição em Cascais, que consistia em revestir edifícios com telas com ilustrações. Desde então, já expôs em várias cidades, em Portugal e no estrangeiro.
Além disso, é possível ver-se trabalhos seus nas ruas, como o painel de azulejos numa das escadarias da Avenida Infante Santo, em Lisboa, ou murais, com recurso a ‘stencil’ em cidades como Ovar, Beja, Viseu Lisboa, Madrid e Hong Kong.
Ao longe, os trabalhos de reinterpretação da azulejaria de Add Fuel parecem tradicionais painéis de azulejos, em tons de azul, com motivos usados em séculos passados; ao perto, distinguem-se, por exemplo, desenhos de caveiras e, no caso das peças de “XVII-XXI”, cabos de ligação USB e telemóveis.
Diogo Machado, que estará presente na inauguração da mostra, no dia 09 de agosto, irá pintar um mural no centro de Montreal, “que liga com a exposição”.
Além disso, a galeria irá lançar duas peças de edição limitada do artista: um azulejo e um desenho.
“XVII-XXI” estará patente na galeria Station 16 entre 09 de agosto e 01 de setembro.
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