Na última quinta-feira o clube de leitura do SAPO24 "É Desta Que Leio Isto" reuniu para conversar sobre o livro do escritor russo, conhecido mundialmente pelo tema controverso que aborda.
O protagonista e narrador, um professor de literatura de meia-idade que escreve sob o pseudónimo Humbert Humbert, é obcecado por uma rapariga de 12 anos, Dolores Haze, com quem se envolve sexualmente. "Lolita", termo que empresta o título ao livro, é a sua alcunha pessoal para Dolores.
A obra foi escrita originalmente em inglês e publicada pela primeira vez em Paris, em 1955. E, agora, tal como então, o tema central do romance tem sido alvo de escrutínio e críticas. A leitura é bastante difícil de digerir e as opiniões divergem quanto ao seu conteúdo.
No entanto, parece haver um consenso: se a história é desconfortável, a forma como está escrita é irrepreensível. Esta foi pelo menos a opinião geral dos participantes do clube.
No próximo encontro do É Desta Que Leio Isto iremos conversar sobre "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral. É já no próximo dia 30 de setembro e as inscrições para participar já estão abertas e podem ser feitas no link abaixo:
- "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral, 30 de setembro, às 21h
Para não perder estas e outras novidades, junte-se ao grupo do É Desta Que Leio Isto no Facebook, onde já estão mais de 500 pessoas que regularmente partilham as suas opiniões e sugestões sobre livros e autores.
Comentários