Na última quinta-feira o clube de leitura do SAPO24 "É Desta Que Leio Isto" reuniu para conversar sobre o livro do escritor russo, conhecido mundialmente pelo tema controverso que aborda.

O protagonista e narrador, um professor de literatura de meia-idade que escreve sob o pseudónimo Humbert Humbert, é obcecado por uma rapariga de 12 anos, Dolores Haze, com quem se envolve sexualmente. "Lolita", termo que empresta o título ao livro, é a sua alcunha pessoal para Dolores.

A obra foi escrita originalmente em inglês e publicada pela primeira vez em Paris, em 1955. E, agora, tal como então, o tema central do romance tem sido alvo de escrutínio e críticas. A leitura é bastante difícil de digerir e as opiniões divergem quanto ao seu conteúdo.

No entanto, parece haver um consenso: se a história é desconfortável, a forma como está escrita é irrepreensível. Esta foi pelo menos a opinião geral dos participantes do clube.

No próximo encontro do É Desta Que Leio Isto iremos conversar sobre "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral. É já no próximo dia 30 de setembro e as inscrições para participar já estão abertas e podem ser feitas no link abaixo:

- "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral, 30 de setembro, às 21h

Para não perder estas e outras novidades, junte-se ao grupo do É Desta Que Leio Isto no Facebook, onde já estão mais de 500 pessoas que regularmente partilham as suas opiniões e sugestões sobre livros e autores.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.