Os vencedores foram anunciados no domingo à noite em Albufeira, no distrito de Faro, após quase dois meses de votação pública.

“As ‘7 Maravilhas à Mesa’ foram a sétima edição das 7 Maravilhas de Portugal, um projeto que uniu gastronomia, azeites e vinhos, e roteiros num conceito integrado de ‘mesa’ que não existia”, referiu a 7 Maravilhas em comunicado.

A iniciativa arrancou no final de 2017, com a candidatura de cerca de 200 mesas, das quais 49 foram escolhidas como pré-finalistas, por “um painel de 77 especialistas de todas as regiões do país”.

Os finalistas foram apurados em galas emitidas pela RTP, com a votação do público.

No lançamento do concurso deste ano referiu-se que o objetivo era receber candidaturas com diferentes patrimónios e ex-líbris de cada região, dos petiscos tradicionais aos vinhos, azeites e pratos de peixe, marisco, carne e caça, mas também roteiros turísticos, incluindo “patrimónios históricos, culturais e naturais, museus, adegas, queijarias, eventos e experiências únicas”.

A organização anunciou que em 2019 será realizada uma nova edição das “7 Maravilhas”, dedicada aos doces.

Além das Maravilhas à Mesa, foram já escolhidas no país as “7 Maravilhas - Praias de Portugal”, as “7 Maravilhas da Gastronomia”, as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo”, as “7 Maravilhas de Portugal” e as “7 Maravilhas Aldeias”.