O autarca José Manuel Bolieiro declarou, citado em nota de imprensa, que a nova edição do evento contempla o lançamento do prémio nacional “Arquipélago de Escritores”, a apresentação de um documentário sobre o poeta açoriano Emanuel Félix e a calendarização mais espaçada no tempo dos eventos, evitando-se assim a sobreposição dos mesmos.

Para o autarca, o primeiro encontro permitiu colocar Ponta Delgada no mapa, destacando-se uma “certa açorianidade”, a par de um “grau cultural e intelectual com que os Açores, os açorianos e, em particular os escritores, catapultam a região para um presente mais inspirado no orgulho no histórico, mas também na projeção futura” da intelectualidade insular.

A primeira edição do Arquipélago de Escritores foi dirigida pelo escritor Nuno Costa Santos e produzida pela agência nacional StorySpell, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da Secretaria Regional da Educação e Cultura.

A meio caminho entre a Europa e a América, o que é isso de literatura açoriana?
A meio caminho entre a Europa e a América, o que é isso de literatura açoriana?
Ver artigo

Estiveram presentes 13 participantes do continente, entre eles João Tordo, David Machado, Filipa Martins, Gonçalo M. Tavares, Sandro William Junqueira, Isabel Rio Novo, João Pereira Coutinho e Fernando Dacosta.

Dos Açores, estiveram presentes o homenageado Emanuel Jorge Botelho e João de Melo, que comemorou os 30 anos da publicação de “Gente Feliz Com Lágrimas”, a par de Álamo de Oliveira, Carlos Bessa, João Pedro Porto, Vamberto Freitas, Daniel Gonçalves, entre outros perfis literários.

A norte-americana Diana Marcum, que apresentou a sua obra inspirada nas suas viagens aos Açores, e os escritores Anthony Marra e Nathan Hill, ambos com obra publicada em mais de 20 países e milhões de livros vendidos em todo o mundo, também marcaram presença.

Para além da apresentação da nova edição do Arquipélago de Escritores, foi lançado na quinta-feira no Salão Nobre da Câmara de Ponta Delgada o terceiro número da revista literária Grotta, um projeto da editora Letras Lavadas coordenado por Nuno Costa Santos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.