O adiamento da estreia desta comédia musical deve-se "a questões técnicas da produção", segundo a produtora. A estreia chegou a estar agendada para este mês de novembro.

A peça é vocacionada para turistas e integralmente interpretada em inglês. Conta com a participação dos atores Catarina Mago, Chris Santos, Daniela Onis, Diogo Leite, Joana França, João Vaz, Marco Costa, Paulo Duarte Ribeiro, Miguel Raposo e Teresa Macedo.

Os figurinos são de Dino Alves, o aderecista é Rui Lopes, o cenário e conteúdos de vídeo, de Hélder Mendes, a coreografia, de Colin, a direção musical, de Artur Guimarães, com os músicos António Andrade Santos, André Galvão e Tom Neiva, e o desenho de luz, de Daniela Sanchez.

“A peça foi pensada para todos os milhares de turistas e estrangeiros que visitam o país, em lazer ou negócios, e que poderão assim consumir cultura de qualidade, enquanto conhecem um pouco mais da História e estórias da terra de [Luís de] Camões”, segundo a produção.

"A peça não é uma espécie de aula cantada, dançada e encenada sobre a História oficial de Portugal, nem os atores meros guias turísticos que se limitam a narrar feitos, mal ou bem passados. Este espetáculo é assumidamente uma comédia musical carregada de mistério, aventura, romance, drama e tragédia, que pretende servir de bilhete de identidade nacional e dar a conhecer a verdadeira essência do nosso povo, aquilo a que chamamos: Portugalidade", segundo a mesma fonte.

Encenada por Sónia Aragão e Ana Brito e Cunha, a peça tem “um cunho humorístico muito próprio sobre vários factos que marcaram a História de Portugal”.

“Acontecimentos e personagens marcantes da História de Portugal serviram de inspiração” a Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins, autores de “Conversa da Treta”, que agora criaram “aquele que será o primeiro musical português dirigido a quem visita" a cidade.

A peça estará em cena três dias por semana, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, às 18:30, no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa.

"Existe uma enorme oportunidade de oferecer cultura aos milhares de estrangeiros que procuram em Lisboa, e noutras cidades, uma oferta cultural de qualidade. A grande maioria dos estrangeiros procura sol, mar, gastronomia, mas também conhecer melhor o país e o seu povo. A peça ‘The Portuguese – a musical comedy’ é a melhor forma para lhes dar a conhecer [os poetas Luís de] Camões [e Fernando] Pessoa ou [o rei] D. Sebastião, entre muitas outras personagens importantes, de forma leve, humorística e musical", explicou à Lusa Ana Rangel, produtora da Plano 6.

"Certamente, muitos portugueses podem viver esta nova experiência de teatro musical sobre eles próprios. A peça foi escrita por portugueses, será encenada por portuguesesl, e só a língua portuguesa fica de fora”, acrescentou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.