Os presentes vão poder provar as iguarias resultantes destes desafios, conversar com os seus protagonistas e visitar uma mostra de produtos brasileiros e portugueses.
Iniciado em 2012, o projeto Plataforma Fartura – Comidas do Brasil foi criado com o objetivo de demonstrar tradições e costumes gastronómicos de um país tão extenso e diverso como este. Para tal, a plataforma percorreu mais de 70 mil quilómetros, em todos os estados brasileiros, para identificar ingredientes, receitas e personagens.
O resultado foi o acumular de um acervo do património gastronómico brasileiro, que ganhou notoriedade com festivais que têm percorrem todo o território.
Após sucessivas edições no outro lado do Atlântico, este ano surgiu a ideia de fazer uma edição em Portugal, dado que a forte ligação entre os dois países também se dá na gastronomia.
Numa primeira fase, o Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal percorreu terras lusas numa expedição gastronómica. Em comunicado, diretor-geral da Plataforma Fartura, Rodrigo Ferraz, informou que “a ideia central de ir para Portugal é estreitar os laços com nossas origens", de forma a "descobrir em quais elementos o Brasil se apropriou da culinária portuguesa e incorporou na nossa cozinha e vice-versa"
O propósito do festival, disse Ferraz, é o de "gerar trocas entre os dois países" ao "mostrar ao público a gastronomia das cinco regiões do Brasil" e "promover discussões para provocar iniciativas de trânsito de ingredientes, trocas de experiências, culturas e negócios”.
Com curadoria gastronómica brasileira de Luiza Fecarotta, o Festival Fartura traz a Lisboa chefs e produtores de todas as regiões brasileiras, de Ivan Prado, chef e consultor gastronómico do SENAC\CE no estado do Ceará, no nordeste, até Carlos Kristensen, chef do restaurante Hashi e Um Bar e Cozinha, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.
De Portugal, estarão Ana Moura (ex-chef do Cave 23), Hugo Brito (Boi-Cavalo), João Rodrigues (Feitoria), Justa Nobre (O Nobre e À Justa) e Vítor Sobral (Tasca da Esquina, Cervejaria da Esquina, Balcão da Esquina e Padaria da Esquina).
Programação no Time Out Market:
16 de novembro
14h às 22h - Estúdio - Espaço Origens: exposição e degustação de produtos brasileiros e portugueses, exibição de filmes sobre a Expedição Fartura.
14 às 16h - Cozinha ao vivo com a chef brasileira Bel Coelho e o chef português Hugo Brito (gratuito, com vagas limitadas a inscrição);
16h às 17h – Conversas com o chef português João Rodrigues, o chef brasileiro Caetano Sobrinho e produtor português de sal marinho João Raiado (gratuito, com vagas limitadas a inscrição).
18h às 20h - Cozinha ao vivo com a chef brasileira Ariane Malouf (gratuito, com vagas limitadas a inscrição).
22h às 00h - Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Caetano Sobrinho (gratuito, com vagas limitadas a inscrição).
17 de novembro
10h às 22h - Estúdio - Espaço Origens: exposição e degustação de produtos brasileiros e portugueses, exibição de filmes sobre a Expedição Fartura.
11 às 13h - Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Carlos Kristensen (gratuito, com vagas limitadas a inscrição).
12h às 13h – Conversas com a chef portuguesa Justa Nobre e a chef brasileira Ariane Malouf (gratuito, com vagas limitadas a inscrição).
15h às 16h – Conversas com o chef português Vitor Sobral, a chef brasileira Bel Coelho e o produtor português do Queijo Vale da Estrela (gratuito, com vagas limitadas a inscrição).
18h às 20h - Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Ivan Prado e a chef portuguesa Ana Moura (gratuito, com vagas limitadas a inscrição).
22h às 00h - Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Felipe Gemaque (gratuito, com vagas limitadas a inscrição).
A organização ainda não revelou todos os detalhes do evento, mas mais informação estará brevemente disponível em www.farturabrasil.com.br.
Comentários