A primeira longa-metragem de Filipa César e a curta de Jorge Jácome competem pelo prémio numa secção “aberta às propostas cinematográficas mais variadas, surpreendentes e apetecíveis do ano, na qual não existem normas formais nem limitações temáticas”, lê-se no ‘site’ do festival onde foi hoje divulgada a lista dos filmes da secção.

O filme “Spell Reel”, estreado no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro, usa imagens de arquivo da guerra da independência da Guiné-Bissau, para explorar como estes registos influenciam a criação e legado da história de um país.

Durante o filme, a realizadora levanta a questão da memória, dado que muito do material sobrevivente é composto por fragmentos, mistura as imagens de arquivo com filmagens atuais, manipulando a sua escala e orientação, e mostra o vídeo da digressão pelo país, em 2014, em que muitos dos filmes originais foram mostrados ao povo guineense pela primeira vez.

Entre 27 de junho e 02 de julho, o filme o esteve em exibição no Museu de Arte Contemporânea de Nova Iorque (MoMA).

Em “Flores”, que Jorge Jácome filmou como um dos artistas em residência do festival Walk&Talk, o realizador imagina o arquipélago dos Açores destruído por uma praga de hortênsias.

O filme, que venceu o prémio Novo Talento em curtas do 14.º IndieLisboa, em maio, estará no Festival Internacional de Cinema de Toronto, que decorre entre 07 e 17 de setembro no Canadá, e no Festival de Cinema de Nova Iorque, que decorre de 28 de setembro a 15 de outubro.

O prémio Zabaltegi-Tabakalera, cujo vencedor é escolhido por um júri constituído por, no mínimo, três profissionais das áreas do cinema e da cultura, tem o valor monetário de 20 mil euros, “seis dos quais entregues ao realizador e 14 mil ao distribuidor do filme em Espanha”.

O filme “Submergence”, do realizador alemão Wim Wenders, fará a abertura oficial do Festival de Cinema de San Sebastián, a 22 de setembro.

Wim Wenders, que em 2002 presidiu ao júri do festival, apresentará uma adaptação de um romance de J. M. Ledgard, protagonizada por Alicia Vikander e James McAvoy e que integra a competição oficial pelo prémio máximo, a Concha de Ouro.

O festival de San Sebastián cumprirá a 65.ª edição de 22 a 30 de setembro.

Pela primeira vez, o festival estreará uma série de televisão, “La peste”, dirigida por Alberto Rodriguez e da qual serão exibidos dois episódios fora de concurso.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.