O preço é cerca de 200 vezes maior do que as estimativas prévias, que indicavam que a nota deveria alcançar um valor de entre cinco a oito mil dólares, indicou a casa de leilões no seu site.

O manuscrito foi adquirido por um europeu que fez licitações por telefone e que deseja permanecer anónimo, acrescentou a casa de leilões.

Em 1922, o físico nascido na Alemanha, famoso pela sua teoria da relatividade, estava no Japão para conferências.

Acabara de ser informado que receberia o prémio Nobel da Física e a sua fama já se espalhava para além dos círculos científicos.

Um mensageiro japonês foi ao Imperial Hotel de Tóquio para entregar a Einstein uma mensagem.

Não se sabe se o mensageiro não aceitou gorjeta, seguindo as tradições locais, ou se Einstein não tinha dinheiro para lhe pagar. Em todo caso, o cientista não quis que o homem saísse de mãos vazias e escreveu uma nota em alemão.

No papel timbrado do hotel, Einstein afirma que "uma vida simples e silenciosa traz mais alegria do que a procura do sucesso num desassossego constante".

Uma outra nota, numa folha de papel, e que também será vendida, diz simplesmente "onde há um desejo, há um caminho". Este bilhete também foi leiloado por 24o mil dólares.

É impossível saber se as notas eram uma reflexão de Einstein sobre a sua própria fama, afirma Roni Grosz, o responsável pela maior coleção de Einstein do mundo, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Embora as notas, até agora desconhecidas pelos investigadores, careçam de valor científico, poderiam esclarecer os pensamentos íntimos do físico, cujo nome se tornou sinónimo de genialidade, de acordo com Grosz.

"O que estamos a fazer aqui é pintar o retrato de Einstein - o homem, o cientista, o seu efeito no mundo - através dos seus escritos", explica Grosz.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.