Uma guitarra destruída em palco pelo polémico Kurt Cobain, fundador e vocalista dos Nirvana, foi vendida por quase 600 mil dólares, (557 mil euros) um valor dez vezes superior ao avaliado, informou este sábado a casa de leilões.

A guitarra, uma Fender Stratocaster, foi reconstruída, porém não pode ser usada, segundo afirmou Kody Frederick, responsável da casa de leilões Julien's Auctions, no início do mês.

A casa de leilões sublinhou também que esperava que a venda do instrumento musical alcançasse os 60.000 dólares (56 mil euros) no leilão público realizado no Hard Rock Cafe de Nova York. Porém, foi vendida por 595.000 dólares (552 mil euros), referem em comunicado.

"Quando Kurt Cobain, estava em palco, quando tocava, era uma máquina", disse Frederick.

Entre os sucessos dos Nirvana, muitos deles escritos por Cobain, estão "Come As You Are", "Lithium" e "Smells Like Teen Spirit", na altura reconhecidos por muitos adolescentes.

Recorde-se que o vocalista e estrela de rock suicidou-se em abril de 1994, aos 27 anos.

O leilão de três dias, que terminou este domingo, também incluía objetos de outras referências, nomeadamente Eddie Van Halen, Elvis Presley, Freddie Mercury, Bill Wyman e Janet Jackson.