As casas de apostas colocavam "Arcade" como o grande favorito à vitória, ocupando a posição cimeira do eurovisionworld.com, site especializado no concurso, desde o dia 9 de março.

"'Arcade' foi inspirada na história de alguém que amava profundamente e que morreu numa idade jovem (...) é uma canção sobre saudade (...). 'Arcade' é um conselho para mim e quem sabe talvez ajude alguém, em algum lugar", apresenta assim o tema Duncan Laurence no seu perfil no site da Eurovisão. Duncan de Moor, nome de batismo, começou a sua carreira musical na Rock Academy em Tilburg, foi semifinalista no The Voice of Holland, em 2014, e teve na Eurovisão o maior desafio da sua carreira.

Recorde aqui a atuação e a reação do músico

A Holanda teve a sua estreia na primeira edição do festival, em 1956. Esta é a quinta vitória do país, tendo chegado ao primeiro lugar pela última vez em 1975.

Apesar do voto do júri ter ido maioritariamente para a Macedónia do Norte, foi o voto do público que deu a vitória aos holandeses. Em segundo lugar ficou o sueco John Lundvik, com o tema "Too Late for Love".

O Reino Unido, com "Bigger Than Us”, de Michael Rice, ficou no último lugar.

Um dos momentos mais esperados da noite era a atuação da rainha com o pop. Madonna subiu ao palco da final do concurso depois da atuação dos 26 concorrentes. A cantora recebeu vários apelos para boicotar o concurso, mas acabou por aproveitar a atuação para tomar uma posição, terminando-a com dois bailarinos que usavam bandeiras de Israel e da Palestina nas costas a caminharem abraçados.

Este sábado, em Telavive, Madonna interpretou “Like a Prayer”, um dos seus maiores sucessos, de 1989, e, em estreia, “Future”, com o ‘rapper’ norte-americano Quavo.“Future” é um dos temas que integra o novo álbum da cantora, “Madame X”, que será editado a 14 de junho e foi gravado ao longo dos últimos 18 meses em Portugal, Londres, Nova Iorque e Los Angeles, e criativamente influenciado por Lisboa, ontem Madonna reside atualmente.

Antes de atuar, Madonna deixou uma mensagem aos 41 concorrentes: “são todos vencedores”. “Acredito nisso, porque chegar aqui não foi fácil”, afirmou. A rainha da pop pediu a todos os que a ouviam que “nunca subestimem o poder da música para juntar as pessoas”, e citou “uma grande canção”, da sua autoria, “Music”, na qual canta “music makes the people come together” [a música faz as pessoas unirem-se, em português].

Conchita Wurst, Verka Serduchka, Måns Zelmerlöw e Eleni Foureira, quatro nomes que marcaram a história da Eurovisão, reuniram-se para celebrar quatro temas do festival, juntando-se depois em palco Gali Atari, vencedora da edição de 1979, para interpretar a uma só voz "Hallelujah". Antes, durante a apresentação de todos os 26 intérpretes desta grande final, Dana International subiu ao centro da arena para recordar "Diva", canção que venceu o festival em 1998.

Portugal falhou na terça-feira a passagem à final, com o representante português, Conan Osíris, e a canção “Telemóveis”, a não passar da primeira semifinal.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.