Organizada pela Galeria Teoartis, a iniciativa conta com a participação de 42 alunos e respetivos professores de escolas da China, Egito, Eslovénia, Portugal, República da Macedónia, Roménia, Rússia e Tailândia.

Os 42 jovens artistas foram selecionados e premiados numa primeira fase de um concurso de desenho e pintura, que tinha como tema "as borboletas", explicou hoje à agência Lusa Teodolinda Pascoal, responsável pela organização.

As melhores coleções, cujos autores "ganharam o direito de vir a Portugal", foram escolhidas de entre os "mais de dois mil trabalhos" que chegaram à organização, adiantou a mesma responsável.

Nesta primeira fase, participaram também alunos de escolas da Argentina, Bulgária, Eslováquia, Hungria, Índia, Montenegro, Polónia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

Esta semana, segundo Teodolinda Pascoal, os participantes vão expressar nas suas obras "o quotidiano e os monumentos da cidade" e apresentar os seus trabalhos, numa primeira fase, no sábado, entre as 16:00 e as 17:00, junto do Templo Romano.

As exposições do encontro vão estar patentes, a partir de quarta-feira e até ao fim deste mês, nas instalações da Fundação INATEL, Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, 'Blackbox' da Câmara de Évora, Igreja do Salvador e na sede da Teoartis.

A responsável pela organização destacou ainda a realização de uma exposição com obras produzidas em anos anteriores sobre a Igreja de São Francisco e que vai estar exposta numa sala deste edifício religioso.

O 19.º Encontro Internacional de Arte Jovem é organizado em parceria com a Câmara de Évora e conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Fundação INATEL.