Na 26º edição da "International Six Days Enduro", em 1951, a equipa Piaggio surpreendeu no mundo das corridas triunfando numa das mais difíceis e prestigiadas competições fora de estrada — muitas vezes referida como os "Jogos Olímpicos de Motociclismo". Naquele ano, em Varese, Itália, as dez Vespas que participaram na prova foram vistas inicialmente com algum ceticismo, mas o modelo especificamente criado para a competição (versão Sport) acabou por dominar e conquistar 9 medalhas de ouro.

A história da Vespa é rica, fez parte da vida de várias gerações e agora está lançar um novo modelo inspirado num dos clássicos da marca. E a nova Vespa GTS 6 Giorni caracteriza-se pelo corpo totalmente em aço e motor 300 Euro 4, monocilíndrico, a 4 tempos, com 4 válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrónica.

Neste novo modelo, a posição dos faróis no pára-lamas dianteiro, o guiador em tubo de metal exposto (inspirado no modelo original de 1951), a instrumentação circular com velocímetro analógico com fundo branco e o pára-brisas, são alguns dos seus elementos característicos.

A unidade também dispõe de uma edição especial do Tom Tom Vio GPS, assim como uma plataforma multimédia que vai permitir ligar o smartphone à Vespa — basicamente um computador de bordo que reúne informação sobre velocidade, potência e binário do motor, consumo de combustível instantâneo e médio, velocidade média e tensão da bateria.

Entre os traços do modelo original e o contemporâneo, que esteticamente muito se assemelha ao padrão Vespa, a versão de 2017 integra um tanque de combustível maior, escudo mais aerodinâmico e tampa lateral direita maior de forma a integrar o carburador no cilindro.

É um dos modelos mais conhecidos e mais procurados por colecionadores/aficionados. E, agora, renasce numa versão moderna, embora com o carisma daquele que se popularizou na décadas de 50 e 60. No entanto, vão ser produzidos apenas 300 exemplares — que estarão disponíveis em Portugal a partir dos €6.790.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.