Contactada pela Lusa, fonte da IFEMA Portugal (Feira de Madrid), indicou que a curadora designada por esta entidade irá ser responsável, em codireção, com Carlos Urroz, na edição de fevereiro da ARCOmadrid, e assumirá depois a direção da feira de arte contemporânea em Lisboa, em maio.

De acordo com a mesma fonte, Carlos Urroz, que foi diretor da ARCOmadrid durante mais de uma década e também liderou as feiras da ARCO em Lisboa, comunicou à IFEMA a vontade de sair logo a seguir à edição de 2019 da ARCOmadrid "para empreender projetos pessoais".

A passagem do testemunho será feita em fevereiro, durante a codireção, com Maribel López, da Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid, de 27 de fevereiro a 3 de março.

A IFEMA Portugal revelou ainda à Lusa que a próxima edição da ARCOlisboa, em 2019, irá ter inauguração a 15 de maio, e decorrerá até 19 desse mês.

A ARCOmadrid é a mais importante feira internacional de arte contemporânea da Península Ibérica, e um dos principais eventos europeus desta área.

A organização em Espanha expandiu o certame pela primeira vez em 2016, para Portugal, que se tem realizado desde então anualmente em Lisboa.

Segundo um comunicado da organização, a escolha de Maribel López - que tem colaborado estreitamente com Carlos Urroz desde 2011 - resulta de uma "aposta no talento interno" das pessoas que trabalham na empresa.

Maribel López é licenciada em História da Arte pela Universidade de Barcelona, e a sua atividade profissional tem passado pelo galerismo e curadoria de exposições.

Entre 1999 e 2007 foi subdiretora da Galeria Estrany-de la Mota, em Barcelona, a sua cidade natal, e entre 2007 e 2010 dirigiu a Maribel López Gallery, em Berlim, na Alemanha.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.