Na semifinal de hoje, que será transmitida em direto na RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, concorrem, por ordem de apresentação: “Amanhã” (tema composto por Tiago Nogueira e interpretado pelos Os Quatro e Meia), “Calisun” (tema escrito e interpretado por The Mister Driver), “Ginger Ale” (Joana Espadinha/Diana Castro), “Como é bom esperar alguém” (FF), “Hope” (Norton), “Why?” (Aurea), “A minha praia” (Kumpania Algazarra), “Saudade saudade” (Maro), “Odisseia” (Valas/Valas & Os Astronautas) e “Povo pequenino” (Fado Bicha).

Destas canções, serão escolhidas cinco para a final, marcada para 12 de março, também nos estúdios da RTP.

Na primeira semifinal, além dos artistas em competição, atuam também Rita Redshoes, The Black Mamba, Expensive Soul e Rui Pregal da Cunha.

Na segunda semifinal, marcada para segunda-feira, competem outras dez canções. Nesse dia serão escolhidas as restantes canções que disputarão a final.

Nas semifinais, o peso das votações será repartido entre os espectadores e um júri, composto pelos cantores Dulce Pontes, Dino D’Santiago, Surma, Teresa Salgueiro, Tatanka, o ator Pedro Granger e o jornalista Miguel Cadete. Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio, em Turim, Itália.

Dos 20 compositores participantes na edição deste ano, 16 foram convidados pela RTP e quatro (Pedro Marques, Pepperoni Passion, The Mister Driver e Tiago Nogueira, de Os Quatro e Meia) foram escolhidos através de concurso.