O ponto alto das cerimónias religiosas é a Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, marcada para quinta-feira, às 18:30, que é considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, por atingir, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão e que por tradição abre os festejos.

Durante os dias de festa, até ao final deste mês, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído entre 1753 e 1779, é visitado por milhares de fiéis.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos, hoje divulgado pelos promotores, inclui cerimónias religiosas, espetáculos musicais e pirotécnicos, corrida de toiros, exposições e desfiles de bandas filarmónicas.

Promovida pela Câmara Municipal de Elvas, a feira inclui uma mostra de atividades económicas, além de áreas destinadas às instituições, gastronomia e venda de produtos regionais.

A realizar em recinto coberto, os espetáculos do certame, promovidos também pelo município, contam com a participação de Quim Barreiros (dia 20), Calema (21), HMB (22), Diogo Piçarra (27), Ana Moura (28) e Três Bairros & Tim com ensemble de cordas (29), a partir das 23:00, seguindo-se a atuação de dj.

O recinto das festas, no Parque da Piedade, vai contar ainda com a "Praça da Feira", onde os grupos musicais e de cantares e os fadistas de Elvas vão ter oportunidade de atuar.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, que atrai milhares de pessoas, sobretudo de outras localidades do Alentejo e da Extremadura espanhola.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e do município.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.