Parece doce, mas é salgado. Tem bacalhau, mas é servido em modo tarte. Este bacalhau tem pelo menos duas formas de chegar à mesa de Natal. A primeira, como entrada pensada com carinho para quem não gosta de enfrentar o bacalhau verdadeiro, eleito protagonista da consoada e que do alto da sua posta altiva domina as ocorrências da consoada (incluindo a igualmente tradicional couve, batatas, ovos e alho que apesar do muito valor ficam condenados a ser adereços do rei).

Servido em modo tarte, democraticamente mesclado com legumes e massa, este é um bacalhau mais discreto na presença mas totalmente à altura no saber.

Outra possibilidade é que resulta numa boa ideia de dia seguinte quando não se sabe bem o que fazer com postas do bacalhau altivo da véspera. Devidamente depuradas, estas postas servem na perfeição a tarte que lhe propomos e tornam novo um prato que já vinha do dia anterior.

É mais uma receita desenvolvida pela Susana Veloso, do blog Deliciosa Paparoca, em colaboração com o SAPO24. Experimente - é sem espinhas!

Ingredientes:

Para a massa:
400 gr de farinha de trigo sem fermento
110 gr de manteiga sem sal
50 gr de banha de porco
1 colher de café de sal fino
2 colheres de sopa de leite frio
1 ovo inteiro pequeno
(também pode ser feita com uma placa de massa quebrada)

Para o recheio:
2 postas grandes de bacalhau
1 cebola
1 alho francês
1 cenoura grande
100 gr de cogumelos brancos
0,5 dl de azeite

Modo de preparação:
Para fazer a massa deite a farinha na bancada, junte o sal fino e misture bem. Abra uma cova no meio e junte as duas gorduras à temperatura ambiente e cortadas em pedaços. Amasse com a ponta dos dedos até obter uma consistência areada. Junte o ovo inteiro e o leite frio e amasse tudo muito bem até obter uma massa lisa e consistente. Faça uma bola, enrole-a em película aderente e deixe-a repousar no frigorífico por 30 minutos.

Corte todos os legumes em juliana, bem como os cogumelos em fatias finas. Numa frigideira deite o azeite e salteie os legumes.

Coza o bacalhau por 10 minutos e depois retire as peles e espinhas e deixe-o em lascas. Junte o bacalhau aos legumes e reserve. Retire a massa do frio e estenda-a com um rolo.

Disponha a massa numa forma de tarte, pique o fundo com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos. No fim desse tempo, retire a tarte, coloque o recheio por cima da massa e volte a levar ao forno durante mais 15 minutos.

Sirva a tarte acompanhada de uma salada de agrião.

Pode servir como entrada ou prato principal.