Casacos, fatos, vestidos, acessórios... Deneuve, de 75 anos, pôs em leilão quase todas as suas peças desenhadas pelo rei da moda francesa, de quem era amiga pessoal, depois da venda da sua casa na Normandia (norte de França), onde mantinha o guarda-roupas.

Foram postos à venda 129 lotes durante o leilão de cinco horas, celebrado nos sofisticados salões da casa Christie's de Paris. Noventa por cento dos lotes foram arrematados por cifras muito superiores aos dos lances iniciais.

"Esta semana de exposição e os próprios leilões superaram as minhas expectativas. A Christie's rendeu homenagem ao talento de Yves Saint Laurent ao apresentar as suas criações de forma impecável", comemorou a atriz.

François de Ricqlès, presidente da Christie's na França, qualificou de "triunfo" uma venda que "homenageia dois artistas icónicos franceses que são a glória deste país".

Um conjunto de noite da prestigiosa coleção russa de 1977-1978 alcançou os 52.500 euros, 10 vezes mais que a estimativa inicial,  tornando-se assim a melhor venda destes leilões.

Um vestido curto com franjas e bordado com pérolas da coleção primavera-verão de 1969, que a atriz usou quando conheceu Alfred Hitchcock, foi arrematado por 42.500 euros (a estimativa era de 3.000 a 5.000 euros).

Um leilão pela Internet, que oferece outros 140 objetos do armário de Catherine Deneuve, terminará à meia-noite de 30 de janeiro.