É a quinta vez consecutiva que a moda portuguesa participa na Milano Moda Donna através do apoio do Portugal Fashion (PF), projeto de promoção de moda portuguesa a nível nacional e internacional.
Nesta edição, Portugal vai revelar as coleções femininas dos ‘designers’ Carlos Gil e Pedro Pedro, que apresentam ambos os seus desfiles no espaço Le Cavallerizze, mas também as coleções primavera/verão 2018 dos criadores Katty Xiomara, Carla Pontes, Luís Buchinho, e das marcas TM Collection by Teresa Martins e Pé de Chumbo, que são apresentadas em paralelo no certame italiano White Milano, através do projeto Next Step, o “braço comercial” do PF.
O desfile de Carlos Gil está marcado para as 12:00 locais (11:00, em Lisboa), do dia 22, enquanto o desfile de Pedro Pedro é no mesmo dia, mas às 19:30 locais (18:30, em Lisboa) e as propostas vão revisitar os anos 1980, como avançou à Lusa fonte do Portugal Fashion.
“A participação na Milano Moda Donna vem reforçar a posição de prestígio do Portugal Fashion junto da Camera Nazionale della Moda Italiana, a entidade que desde 2015 nos permite levar a Milão o melhor da moda portuguesa”, adiantou o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Adelino Costa Matos, entidade promotora do PF.
Estar pela quarta vez consecutiva na feira de moda White Milano, evento cada vez mais procurado por compradores de todo o mundo, é, na opinião de Adelino Costa Matos, “uma sólida campanha promocional”, onde a moda portuguesa vai estar representada com propostas de quatro ‘designers’: Katty Xiomara, Pedro Pedro, Luís Buchinho e Carla Pontes, para além das duas marcas portuguesas TM Collection by Teresa Martins e Pé de Chumbo.
O Next Step e o Portugal Fashion, desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), são financiados pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Na página da Internet do Portugal 2020, na lista de operações aprovadas reportadas a 30 de novembro de 2016, pode ler-se que o PF teve um fundo total aprovado de oito milhões de euros, para o triénio 2015/2017, para "desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as Pequenas e Médias Empresas, "especialmente no que respeita à internacionalização".
A Milano Moda Donna, que termina dia 25 de setembro, recebe ao longo da próxima semana uma média de dez desfiles diários onde se vão poder ver, por exemplo, as próximas coleções de marcas e criadores como Max Mara, Fendi, Moschino, Les Copains, Giorgio Armani, Roberto Cavalli, Versage, Jill Sander ou Salvatore Ferragamo.
Depois da passagem por Milão, o périplo internacional do PF ruma a Paris, em França, para a Semana da Moda de Paris, evento que se realiza entre os dias 26 de setembro e 03 de outubro.
Comentários