Se já andou a bisbilhotar por essas garrafeiras fora, à procura de um licor para saborear ou oferecer nesta época festiva que se avizinha, vai na volta deve ter reparado numa particularidade: algumas garrafas de Licor Beirão têm um código QR no rótulo. O objetivo? Colocar os portugueses a conversar (se é à mesa, em pé, ao pé da lareira, com ou sem gelo, isso são tudo coisas que ficam ao critério de cada um).

Ora, o Natal é sinónimo de bacalhau, cabrito, filhós, restante doçaria que provoca resoluções de Ano Novo, como passar a ir ao ginásio, mas também de uma campanha especial de Licor Beirão. Este ano, claro, não foi diferente. Há dois anos a preocupação primou por alertar para regras de segurança para convívio à mesa em pandemia ("elogiar sempre a comida da sogra" ou "utilizar sempre a máscara" eram alguns dos exemplos), em 2022 pede-se que se volte a reatar o espírito de convívio através de mensagens com a astúcia da pena de Camões, mas com aparelhos dos tempos modernos. Para isso, basta seguir o QR Code e deixar a ponta dos dedos "Escrever um Beirão".

Quer cair nas graças da mãe da sua cara metade na ceia? "És a minha sogra preferida", pode ser algo a considerar debitar. Quer deixar um recado engraçado à entidade patronal sem ser demasiado engraçadinho? "Troco team buildings por dias de férias", é outra hipótese (neste caso, avançar apenas e só se o patrão for suscetível ao humor, caso contrário é preferível optar por outra mensagem). Agora, a parte engraçada: estas mensagens podem ser editadas por qualquer pessoa à mesa, pelo que se recomenda uma monitorização atenta ao histórico... nunca se sabe o que pode encontrar por lá.

Porém, as novidades da campanha não se ficam pela possível troca de galhardetes e miminhos à mesa lá de casa. Afinal, vai também ser possível dirigir mensagens a personalidades bem conhecidas do nosso país.

Nesse sentido, a marca vai dar literalmente a palavra aos seus consumidores, que numa espécie de Twitter ou trend do Reddit podem escrever, ler, comentar e votar nas mensagens submetidas. Ou seja, para "Escrever um Beirão" e deixar uma mensagem:

Bónus: três garrafas serão entregues aos respetivos destinatários com as frases de todos os portugueses. E os autores das melhores frases podem ainda ganhar prémios.

Portanto... já pensou a quem vai enviar uma mensagem este Natal?

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.