Como melhor diretor, Iñárritu superou Adam McKay ("A queda de Wall Street"), Steven Spielberg ("Ponte dos espiões"), Todd Haynes ("Carol") e Ridley Scott ("Perdido em Marte"). Neste dia de São Valentim, o realizador mexicano dedicou o prémio à esposa, por 24 anos de um casamento que são uma verdadeira história de "heroísmo e sobrevivência", numa referência bem-humorada ao seu filme protagonizado por Leonardo DiCaprio.

Outro vencedor da noite, com o BAFTA de melhor ator, DiCaprio é considerado um dos grandes favoritos na corrida pelo Oscar deste ano, em Hollywood, que acontece a 28 de fevereiro. Também competiam nesta categoria os atores Bryan Cranston ("Trumbo"), Matt Damon ("Perdido em Marte"), Michael Fassbender ("Steve Jobs") e Eddie Redmayne ("A rapariga dinamarquesa"). Eleito melhor filme da noite, "The Revenant" recebeu 12 nomeações para o Oscar, o grande prémio da indústria cinematográfica. Os outros nomeados dos BAFTA nesta categoria eram "A queda de Wall Street", "Ponte dos espiões", "Carol" e "O caso Spotlight".

Já o BAFTA de melhor atriz foi para Brie Larson por "O quarto de Jack", superando Cate Blanchett ("Carol"), Saoirse Ronan ("Brooklyn"), Maggie Smith ("A senhora da van") e Alicia Vikander ("A rapariga dinamarquesa"). Mark Rylance levou o prémio de melhor ator secundário por "Ponte dos espiões", e Kate Winslet, a de melhor atriz secundária pelo seu papel em "Steve Jobs". O argentino "Relatos selvagens", do realizador Damián Szifrón, conquistou o BAFTA de melhor filme estrangeiro. Nomeado para o Oscar de 2105, "Relatos selvagens" disputava o prémio britânico com "A assassina" (Taiwan), "Força maior" (Suécia, Dinamarca, França e Noruega), "O lobo do deserto" (Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Reino Unido) e "Timbuktu" (França e Mauritânia).

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.