Em declarações à agência Lusa, a presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, explicou que a ação vai decorrer, na quarta-feira, pelas 22:30, no areal, junto ao rio Lima, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

A responsável explicou que a participação naquela iniciativa "não implica inscrição prévia".

"Basta aparecerem com as concertinas e tocarem "Ó Linda Rosinha" durante, pelo menos cinco minutos", especificou.

De acordo com o sítio na internet do Livro Guiness de Recordes, hoje consultado pela Lusa, o recorde é, atualmente detido pelo município de Vila Verde, no distrito de Braga, que em 2005 juntou, no mesmo local, 625 tocadores de concertina, iniciativa integrada na festa das Colheitas.

A iniciativa de Ponte de Lima integra-se no programa da edição 2017 das Feiras Novas que decorrem entre os dias 08 e 11.

Em 2016, as Feiras Novas reuniram "quase cinco centenas de tocadores de concertina".

Este ano, a romaria que encerra o ciclo festivo do Alto Minho comemora 191 anos. As Feiras Novas foram criadas pelo Rei D. Pedro IV, por provisão de 5 de maio de 1826.

Um dos destaques da festa são as várias rusgas de concertinas e cantares ao desafio pelas ruas da vila.

O tradicional cortejo etnográfico é outro dos pontos altos da festa. Apresenta-se, segundo a organização, como uma "demonstração única da cada freguesia" do concelho e da cultura local.

A Feira do Gado e os concursos pecuários são também "números" daquela que é a última das grandes romarias do Alto Minho.

O ribombar dos bombos, grupos de zés pereiras, gaiteiros, concertos de bandas de música, folclore, tocatas, fogo-de-artifício, uma corrida de garranos e uma tourada completam o programa da festa anual de Ponte de Lima.