De acordo com o plano editorial divulgado, na coleção "Grandes Vidas Portuguesas" sairá uma biografia sobre António Lobo Antunes, escrita por Jorge Reis-Sá e ilustrada por Nicolau, outra sobre Carmen Miranda, assinada por Tito Couto e ilustrada por Sofia Neto, e sobre o general Humberto Delgado, por José Jorge Letria, com ilustração de Richard Câmara.

Está também planeada, ainda sem data de publicação, uma biografia em moldes semelhantes sobre o político Mário Soares.

À agência Lusa, o diretor de arte e coeditor das obras, André Letria, explicou que está prevista ainda a edição de livros informativos sobre a águia-imperial-ibérica, com texto de Carla Maia de Almeida e ilustração de Susa Monteiro, e sobre exemplos de etnografia portuguesa, dos caretos ao bordado de Castelo Branco, pela antropóloga Vera Alves, com a ilustradora Carolina Celas.

Desde 2014, a Imprensa Nacional tem investido na edição de livros para a infância e juventude, com grande destaque para a vertente visual.

"É uma forma de trabalhar com autores diferentes e prestar um serviço público com estes temas e estes ilustradores", explicou André Letria, ilustrador, autor e editor.

O plano editorial para 2018 incluirá ainda um livro sobre a Biblioteca Nacional, escrito por Luísa Ducla Soares, ainda sem ilustrador definido, e outro de Pedro Vieira e André Letria, com histórias sobre o Diário da República, cuja origem, com outra designação, remonta ao século XIX.

A coleção infantojuvenil da Imprensa Nacional reúne quase duas dezenas de títulos, a maioria já recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.