Os artistas ocidentais têm evitado viajar para a Rússia desde o início da ofensiva na Ucrânia em fevereiro de 2022, que causou uma enxurrada de sanções contra Moscovo e uma grave crise nas relações com as potências ocidentais.

"Kanye West está em Moscovo! São excelentes notícias, está no coração da capital", anunciou a produtora Iana Rudkovskaia, citada pela agência pública de notícias TASS.

Ksenia Sobchak, uma conhecida figura da imprensa e ex-candidata presidencial, publicou um pequeno vídeo no Telegram que afirma mostrar o rapper americano a ver a Praça Vermelha do telhado do famoso centro comercial GUM.

Segundo a produtora, Ye viajou até Moscovo para “comemorar os quarenta anos do seu amigo Gosha Rubchinskiy”, um estilista russo.

O artista americano, que no passado expressou a sua admiração pelo presidente russo Vladimir Putin, e é próximo de Trump, causou polémica no seu país natal após elogiar Adolf Hitler.

West, também conhecido pela sua marca de moda Yeezy, tornou-se um pária da indústria desde que fez uma série de comentários antissemitas em 2022. Várias marcas, incluindo Adidas, Gap e Balenciaga, cortaram relações.