O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, ultrapassou os 800.000 visitantes desde a inauguração, há dois anos, a 5 de outubro de 2016, disse hoje o presidente da Fundação EDP, Miguel Coutinho.
A empresa de comunicação e entretenimento NOS, líder na exibição comercial de cinema, apresenta hoje o projeto Cine NOS, de parceria com autarquias para levar cinema a cine-teatros e auditórios fora dos grandes centros urbanos.
O Festival Internacional de Cinema DocLisboa, dedicado ao documentário, terá este ano mais cinema português e mais estreias mundiais, reflexo da pertinência e relevância dentro e fora de portas, disse hoje Cíntia Gil, da direção.
O Convento São Francisco, em Coimbra, vai acolher, nos dias 8 a 10, o congresso internacional "José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel", num evento que terá a presença do Presidente da República e do ministro da Cultura.
Vinhos, tauromaquia, gastronomia, cante alentejano, artes, caça e pesca vão marcar a 1.ª feira Patrimónios do Sul, que abre na quinta-feira, em Beja, para promover a identidade da região aos níveis económico, cultural e turístico.
O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, anunciou esta terça-feira que adquiriu à Galeria Objetismo o pórtico desenhado pelo artista Querubim Lapa (1925-2016) para a antiga Loja Rampa, pelo seu "elevado valor urbanístico, patrimonial, cultural e artístico".
O Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia regressa na sexta-feira, para a 23.ª edição, trazendo ao concelho do distrito do Porto um total de 30 espetáculos, incluindo peças espanholas, italianas e francesas.
Os artistas portugueses Julião Sarmento e João Onofre vão apresentar obras na exposição coletiva "Drift", que é inaugurada na quinta-feira, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na cidade de Corunha, na Galiza, Espanha.
A coreógrafa e bailarina Marlene Freitas vai abrir a 24.ª edição do Festival Internacional de Teatro Mindelact, em novembro, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, na sua primeira atuação no país após distinção na Bienal de Veneza.
O encenador Nuno Cardoso, esta terça-feira nomeado diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, disse à Lusa estar “muito honrado” pela nomeação anunciada pelo Ministério da Cultura (MC).
O Teatro Nacional S. João agradeceu esta terça-feira “o contributo precioso” de Nuno Carinhas, na direção da instituição, “num período económico e socialmente crítico”, considerando que o trabalho de encenador manteve o teatro num “patamar de excelência técnica e artística”.
A Sé Velha de Coimbra serve de palco na quarta-feira a uma serenata diferente, que junta músicos da Canção de Coimbra com um grupo de Cante Alentejano, para um espetáculo de diálogo e confluência entre estas duas expressões culturais.
Concertos com os UHF, Teresa Salgueiro, Cristina Branco e os Happy Mess, além da presença de Mia Couto para o lançamento do seu último livro, marcam a agenda cultural de Castelo Branco para o último trimestre do ano.
“The Mamba King”, o terceiro disco dos portugueses The Black Mamba, com a mesma “‘vibe’, meio ‘old school’, ‘blues’ e ‘soul’” dos trabalhos anteriores, mas revestida “com uma roupagem mais atual”, é editado a 19 de outubro.
A banda Xutos & Pontapés abre, no dia 29, o ciclo de concertos “Arena Livre”, no Casino Lisboa, cujo cartaz inclui os Linda Martini, Papillon e os The Gift, e que encerra no dia 31 dezembro, foi hoje anunciado.
O escritor angolano Pepetela, vencedor do Prémio Camões em 1997, é a personalidade homenageada na edição deste ano do festival Escritaria, que abriu hoje, em Penafiel, e decorre até domingo. “Sua Excelência, de Corpo Presente”, o seu mais recente romance, vai ser apresentado numa sessão a decorrer n
O antigo quartel de bombeiros de Paredes de Coura é a nova residência artística da Comédias do Minho, após obras de reabilitação de 220 mil euros, informou hoje a companhia criada em 2003 por cinco municípios do Alto Minho.
O município de Leiria anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas Unesco na área da Música, com o objetivo de projetar o "enorme potencial" criativo do concelho.
Uma visita do Governo aos lugares emblemáticos da vida e obra de José Saramago, um congresso internacional e a publicação de um inédito são as iniciativas que marcam o arranque das celebrações dos 20 anos do Nobel da Literatura português.
O primeiro documentário do 'heavy-metal' português está prestes a ser exibido para contar a história de um estilo de música pouco acarinhado, de bandas que caíram no esquecimento e de uma mentalidade que se pretende ver alterada.
A artista plástica Joana Vasconcelos vai apresentar uma exposição individual no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo (MAMCS), em França, com inauguração prevista para quinta-feira, com 24 obras, intitulada "I want to break free".
Três concertos e duas conferências preenchem o programa do "Mês da Música", que começou hoje na cidade de Elvas, distrito de Portalegre, divulgou o município.
A I República (1910-1926) foi “ferida de uma crise de legitimidade estrutural” que a tornou “presa fácil da conspiração das direitas antiliberais”, afirma o historiador Fernando Rosas, na obra “A Primeira República. Como Venceu e porque se perdeu”.
"Ver o invisível" nas obras de Rui Chafes e de Alberto Giacometti é a proposta da exposição "Gris, Vide, Cris" que abre ao público na quarta-feira, na delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.