Durante o evento, cerca de uma centena de jovens de todo o mundo terão a possibilidade de partilhar ideias e experiências, em áreas como o design, arquitetura, arte, música, vídeo, fotografia ou ilustração e "discutir e pensar os caminhos da criatividade".

Na sessão de apresentação, Luís Fernandes, representante do Canal 180, disse que este Campo Criativo constitui-se como "academia de verão", um evento que "atrai criativos de todo o país e de todo o mundo, estudantes e jovens profissionais de diferentes áreas e escolas, que durante uma semana mantêm um programa de formação em Abrantes".

Os três eixos do evento [Academia, Fábrica e Festival] têm o intuito de "atrair criativos de todo o mundo, dinamizar a região, oferecer concertos em diferentes cantinhos da cidade e deixar uma marca no campo", destacou.

As intervenções que os artistas vão desenvolver pela cidade, o pavilhão temporário, que servirá como sede do campo, os concertos ou as conversas que irão existir com a comunidade local, são apenas alguns dos pontos mais relevantes que a organização destaca para a edição de 2017.

O programa é também de Fábrica, uma vez que "pressupõe uma série de intervenções no território", havendo este ano o objetivo de se criar "mais relação com a comunidade, mais construção em conjunto, e mais do que uma marca e rasto que fica no digital para as gerações que trabalham no evento".

Também a Academia tem lugar na edição deste ano, abarcando três workshops dinamizados pelos artistas participantes, durante toda a semana, na área da fotografia, vídeo e design.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes, disse na apresentação que o evento que é "uma referência internacional" e pretende constituir-se "marca" no domínio da criatividade e inovação.

Com um investimento de 75 mil euros, esta será a quinta edição de um total de oito contratualizadas entre a autarquia e o 180 Creative Camp e que tem por objetivo "consolidar esta marca” no domínio da criatividade.

"Aquilo que queremos é estimular a criatividade, a inovação, nas nossas crianças e jovens, e que isso possa ter um valor social (…) para a definição de uma estratégia coletiva para os nossos cidadãos", defendeu Maria do Céu Albuquerque.

O Creative Camp conta com um programa de colaborações criativas nacionais e internacionais, numa semana de workshops, concertos, conferências, intervenções urbanas e descoberta do território, abertos à comunidade local. Os artistas convidados e os participantes vêm de áreas como o design, música, fotografia, instalação, arte, vídeo e arquitetura.

No domingo, dia 2 de julho, a sessão de abertura conta com um concerto dos Holy Nothing, nos jardins do Castelo, às 22:00, em momento que assinala a receção aos participantes desta edição do Creative Camp.