Os comentários do presidente surgem depois de várias das principais plataformas de redes sociais, entre elas Facebook e Spotify, terem limitado ou proibido as contas de Alex Jones, um ativista de extrema direita conhecido pelas suas teorias da conspiração.

"As redes sociais discriminam totalmente as vozes republicanas/conservadoras", declarou Trump numa série de tweets matinais. "Falando alto e claro para a administração Trump: não deixaremos que isso aconteça. Estão a calar as opiniões de muitas pessoas da DIREITA, mas, ao mesmo tempo, não fazem nada com os demais".

O presidente qualificou esta ação como "algo muito perigoso e absolutamente impossível de vigiar", acrescentando que "se estão a lutar contra as notícias falsas, não há nada mais falso do que CNN e MSNBC, e ainda assim não peço que acabem com o seu comportamento doente".

"Deixem que todos participem, bons e maus, e todos teremos que lidar com isso", assinalou.

Jones, cujo site "InfoWars" acusou, por exemplo, as vítimas do ataque a tiros na escola Sandy Hook de 2012 de serem "atores" contratados para desacreditar o lóbi das armas, violou as políticas de ódio do Facebook, explicou a rede social ao inibir a sua presença.

O Facebook declarou que as páginas administradas por Alex Jones foram eliminadas por "glorificarem a violência, o que viola as nossa política de violência gráfica, e usar uma linguagem desumanizadora para se referir a pessoas transgénero, muçulmanas e imigrantes, o que viola as nossas políticas de incitação ao ódio".

O Twitter, o meio favorito de Trump, no qual conta com 53,8 milhões de seguidores, optou por permitir que Jones continuasse usando a plataforma, mas com capacidade limitada, tirando dele a possibilidade de tuitar por um período não especificado.

A medida foi anunciada na quarta-feira, depois de Jones ter pedido aos seus seguidores que pegassem nas suas "armas de batalha" para lutar contra a censura na Internet.

Alguns relatórios sugerem que a sua conta foi colocada em modo de "apenas leitura" durante uma semana, o que implica que não pode fazer tweets nem responder.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.