Antes de amanhecer, os dois franceses entraram no monumento, subiram as escadas do seu interior e saíram por um dos braços para ver o nascer do sol, com a 'Cidade Maravilhosa' e a Baía de Guanabara a trabalhar como pano de fundo.

Clément Dumais, 28 anos, e Paul Roux-dit-Buisson, de 27, permaneceram no interior da estátua após o encerramento da mesma e a entrada de visitantes ficar vedada; e assim passaram a noite de domingo na estátua de 38 metros de altura e cuja distância de uma mão à outra é de 28 metros.

A aventura terminou depois de serem apanhados por um segurança, segundo um deles explicou à agência de notícias France-Press (AFP). Na segunda-feira, foram detidos e posteriormente libertados depois de pagarem uma fiança de 10.000 reais (1.629,74 euros). Agora, de acordo com a mesma fonte, devem comparecer perante um juiz.

Questionada pela AFP, a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo do Rio evitou comentar o assunto e explicou que estava "apurar" os factos.

A polícia confiscou todas as fotos e vídeos do nascer do sol que Clément e Paul gravaram. Ou seja, a aventura acabou por ser pouco frutífera para a dupla, que publica há vários anos nas redes sociais as imagens dos seus feitos.

Ainda assim, a vista "era bem porreira. São poucas as pessoas que têm a oportunidade de a ver", afirmou Roux-dit-Buisson, mais conhecido nas redes sociais por Paul RDB. "Nós tivemos a oportunidade de nos colocar na pele de Cristo".

Fãs de fortes emoções e autodenominados "atletas de parkour", os dois franceses acumulam uma série de passagens por edifícios emblemáticos que vão desde o Dubai a Paris, passando por Hong Kong ou pela Bélgica.

Na capital francesa, a dupla escalou a Torre Eiffel. "No geral, não fazemos muitas coisas autorizadas", admitiu Paul RDB.

A estátua do Cristo Redentor, cujo 90.º aniversário será comemorado em outubro, acaba de ser restaurada.

Junto do Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, localizado no topo do morro do Corcovado, é o local mais visitado do Rio, com quase dois milhões de turistas todos os anos. As visitas, no entanto, ocorrem durante o dia.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.