O voto de pesar foi apresentado pelo presidente do parlamento regional, Tranquada Gomes, e submetido a votação sem discussão, após o que os 47 deputados fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente.

O desastre ocorrido no Caniço, concelho de Santa Cruz, e provocou 29 mortos: 17 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, todos de nacionalidade alemã.

Das 28 vítimas que deram entrada no Hospital Central do Funchal, 11 tiveram alta, uma morreu e 16 ficaram internadas, das quais 13 foram já transferidas para a Alemanha.

Uma cidadã alemã, o motorista do autocarro e a guia turística, ambos de nacionalidade portuguesa, permanecem internados.

A Assembleia Legislativa da Madeira "lamenta esta fatídica ocorrência" e endereça as condolências a "todos os familiares e amigos" das vítimas e também ao povo alemão, destacando por outro lado o desempenho das equipas de socorro.

Tranquada Gomes indicou que o parlamento vai dar conhecimento do voto de pesar ao embaixador da Alemanha em Portugal.

Na Assembleia Legislativa da Madeira estão representados o PSD (com maioria absoluta), PS, BE, PCP, CDS-PP, PTP, JPP e ainda um deputado independente.