"Não faço leituras nacionais de eleições regionais. Estas foram as eleições da Região Autónoma dos Açores, em que votaram as açorianas e os açorianos", vincou António Costa, em declarações aos jornalistas na sede nacional do PS, em Lisboa.

O líder do PS - e também primeiro-ministro - advoga que o resultado nos Açores resulta "certamente" do "reconhecimento da excelência da governação do PS" na região autónoma.

"Estas foram umas eleições dos açorianos, uma vitória do PS/Açores e de Vasco Cordeiro", continuou António Costa.

O também chefe do Governo nacional sublinhou o "crescimento económico ímpar dos Açores" nos últimos anos, um crescimento "dez vezes superior à média nacional", e reiterou a "política social muito forte" promovida na região pelos governos socialistas.

O líder do PS falou aos jornalistas ladeado pela secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes - o líder havia chegado ao largo do Rato, onde sita o PS, pelas 21:10, tendo prestado declarações às 22:35, depois de conhecidos os resultados finais.

O PS conquistou hoje nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV um deputado e o PPM um deputado.

Em relação às anteriores eleições, em 2012, os socialistas perdem um deputado, tal como o PSD, enquanto o CDS-PP ganham um cada. O PCP-PEV e o PPM mantêm um deputado cada.

O PS conseguiu 46,43% (43.266 votos) contra 48,98% (52.793 votos) em 2012, enquanto o PSD obteve 30,89% (28.790 votos) contra 32,98% (35.550 votos) há quatro anos.

A abstenção atingiu 59,16%, um recorde em eleições regionais nos Açores. Em 2012, não foram às urnas 52,12% dos eleitores.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.