Contactada pela Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo revelou que o artefacto se tratava de "uma balona de pirotecnia, vulgarmente conhecido por fogo de artifício que, ao rebentar, faz um efeito de círculo no ar".
A GNR adiantou que o caso está a ser investigado, desconhecendo as razões do aparecimento do engenho explosivo naquele local.
A circulação ferroviária nas linhas 1 e 2 da estação de comboios de Valença foi reaberta cerca das 16h46, de acordo com a mesma fonte.
Os meios chamados ao local já estão em fase de desmobilização.
O alerta foi dado pela 15h e a situação começou por ser tratada como suspeita de engenho explosivo.
"A GNR deslocou para o local uma patrulha que acionou a Unidade de Inativação de Explosivos de Braga. A equipa chegou ao local cerca das 15:50, tendo recolhido o artefacto e procedido à sua inativação, em segurança", especificou fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo à Lusa.
Segundo declarações de fonte do CDOS de Viana do Castelo ao SAPO24, no local estiveram ainda os Bombeiros Voluntários de Valença com duas viaturas e seis operacionais e o Comandante Municipal (COM) de Valença.
[Última atualização às 17h17 - Foi declarado falso alarme e a circulação nas linhas 1 e 2 da estação de comboios foi reaberta]
Comentários