Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, marcou presença esta quinta-feira na abertura da segunda edição da cimeira aeronáutica “Portugal Air Summit”, que decorre até domingo em Ponte de Sor (Portalegre).

“Este é um evento único: reunir a indústria aeronáutica com a sofisticação que esta tem e vivê-la numa cidade do Alto Alentejo. Creio que é um trabalho peremptório”, assinalou o responsável da empresa que adquiriu a Portugal Telecom e é hoje detentora de marcas como a MEO (antiga TMN) ou o portal SAPO.

Atribuindo a sua presença em Ponte de Sor a um trabalho de proximidade entre a empresa os municípios do Interior, Alexandre Fonseca não deixou de frisar que “a realidade é que temos um país a duas velocidades. Eu penso que ninguém deve ter dúvidas que hoje ainda temos um país profundamente assimétrico do ponto de vista das competências digitais e da sociedade de informação”, disse na sua intervenção na segunda edição da cimeira aeronáutica.

O presidente executivo da Altice Portugal sublinhou o papel de “muitas 'startups' nacionais”, um exemplo de empreendedorismo", lamentando, ao mesmo tempo, que o país viva “profundamente iliterato” do ponto de vista digital.

“Se olharmos para o último relatório da União Europeia sobre aquilo que é o digital, a sociedade digital na Europa a 28, verificamos que Portugal ocupa neste último estudo a 16.ª posição entre 28 Estados-membros, descemos uma posição”, disse.

“Verificámos também que este estudo diz que temos baixas competências, que temos baixas competências digitais na nossa população e que isso é um fator para promover aquilo que é a infoexclusão de franjas importantes da população nacional e, como tal, esse é um profundo entrave ao nosso progresso”, acrescentou.

Alexandre Fonseca congratulou-se ainda por Portugal ter subido neste relatório uma posição (do 9.º para o 8.º lugar) na cobertura de infraestruturas de banda larga e móvel.

“Aqui sim, estamos bem posicionados, fruto da iniciativa privada, do investimento em infraestruturação e de levarmos a banda larga a todo o país”, disse.

O presidente executivo da Altice lamentou ainda que “30%” dos portugueses não façam acesso regular à Internet ou não tenham capacidade de fazer essa navegação na Internet.

A Altice Portugal é um dos patrocinadores do Portugal Air Summit 2018, que decorre entre 24 a 27 de Maio, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. 

 (O SAPO24 é a marca de informação do Portal SAPO, detido pela MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., propriedade da Altice Portugal)

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.