Na mesma nota, adianta-se que Angela Merkel, acompanhada por António Costa, visitará no dia 30, em Braga, o novo Centro de Investigação e Desenvolvimento da empresa Bosch, deslocando-se também ao Porto, designadamente ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, I3s.

O programa inclui também um debate sobre o projeto europeu com estudantes de doutoramento da Universidade do Porto, no âmbito da iniciativa "Encontros com os cidadãos".

A parte institucional do programa da chanceler alemã acontecerá em Lisboa, no dia 31, sendo recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na capital portuguesa, Angela Merkel reunirá nesse mesmo dia com o primeiro-ministro.

Um encontro em que os dois chefes de governo procurarão "reforçar as relações políticas e económicas bilaterais e prosseguir o trabalho estreito que vêm desenvolvendo em temas centrais para o futuro da Europa, em particular o roteiro para completar a União Económica e Monetária, a gestão das migrações e o futuro Quadro Financeiro Plurianual", refere-se na mesma nota.

António Costa fez uma visita oficial à Alemanha, unicamente centra em Berlim, no início do seu mandato como primeiro-ministro, em janeiro de 2016, numa altura em que o primeiro Orçamento do Estado feito pelo seu Governo estava ainda em apreciação por parte da Comissão Europeia.

Angela Merkel pediu nessa ocasião ao primeiro-ministro português esforços para continuar a consolidar as contas públicas nacionais - uma posição que foi interpretada como um elogio ao anterior executivo liderado por Pedro Passos Coelho.

António Costa afirmou depois que o Governo português iria "prevenir os riscos e reforçar a confiança" com a política orçamental adotada.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.