Em comunicado, o município de Portalegre explica que a intervenção na antiga igreja, datada do século XVI, vai centrar-se nas coberturas e na reparação de vãos exteriores, pinturas e limpezas de paredes, entre outros pontos que necessitem de restauro.

Comparticipada em 85% por fundos comunitários, a obra está inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Portalegre, que o município está a realizar para valorizar edifícios e espaços públicos do centro histórico da cidade.

As obras arrancam no dia 27 deste mês e têm uma duração prevista de oito meses.

O município de Portalegre assegura que está a “reforçar o investimento” na estratégia de reabilitação urbana, como forma de “valorizar” edifícios e espaços públicos da cidade alentejana.

Além da obra de reabilitação na antiga Igreja da Misericórdia, a autarquia adianta que estão previstas outras intervenções sócio urbanísticas, em edifícios e locais que apresentam “ineficiência funcional e alguma falta de manutenção urbana”.

Depois de ter perdido o caráter sagrado, a antiga Igreja da Misericórdia conheceu diferentes funções ao longo dos anos, tendo sido casa de espetáculos, armazém, cinema e sede de um jornal, acolhendo atualmente a Escola de Artes do Norte Alentejano.